Nos dias 13 e 14 de novembro, os acadêmicos do curso de Educação Física da Funorte e Unimontes, participaram do intercâmbio esportivo e de visita técnica nas dependências dos clubes de Belo Horizonte. A organização do intercâmbio ficou a cargo dos professores Andrey Souza (Funorte e Unimontes) e Jiuliano Carlos (Unimontes) que ministram a disciplina de futebol de campo nas referidas instituições.
- O objetivo da visita é demonstrar aos acadêmicos que cursam a disciplina de futebol de campo, toda a estrutura utilizada pelos clubes da capital para que possam alcançar resultados e se manterem em condições de disputa nas competições – diz Andrey Souza.
Dentro da programação os acadêmicos visitaram na sexta-feira, dia 13, a Toca da Raposa II, assistiram ao treino preparatório do Cruzeiro para o jogo contra o Grêmio, pelo campeonato brasileiro. Todos acadêmicos tiveram acesso aos atletas, sendo o goleiro Fábio, sendo o mais assediado. Segundo Andrey Souza, o preparador físico do Cruzeiro, José Mario Campeiz, foi bastante gentil e realizou explicações sobre toda estrutura interna do Cruzeiro. Os estudantes de Educação Física ainda fizeram uma visita rápida à academia, piscina e clínica de fisioterapia do clube azul celeste.
Ainda na sexta-feira, os acadêmicos foram ao Minas Tênis Clube, onde assistiram ao jogo de futsal entre Minas x MCTC (Montes Claros), pelo campeonato estadual sub-15. No sábado, a visita foi na Toca da Raposa I, onde se encontra toda a categoria de base do Cruzeiro, inclusive os intercambistas de outros países. A delegação montes-clarense foi recebida pelo ex-atleta de futsal do Funorte, Paulinho, que disputou o campeonato mineiro de 2008 e que atualmente é o responsável pelos intercambistas e pelas visitas na Toca da Raposa I. Os montes-clarenses assistiram ao clássico mineiro entre Cruzeiro x Atlético nas categorias infantil e juvenil, e puderam conhecer as novas promessas do futebol mineiro.
Ainda no sábado à noite, os acadêmicos foram ao Mineirão acompanhar o jogo entre Cruzeiro x Grêmio. O professor Andrey Souza, lembrou que alguns estudantes nunca foram ao estádio e ficaram emocionados com o tamanho e a beleza da festa que a torcida do Cruzeiro proporcionou.
- Foi uma grande experiência que tive em minha vida, não conhecia o Mineirão, e com certeza retornarei outras vezes – diz a acadêmica Tatiane Tavares do curso de Educação Física da Funorte.
Para o professor Andrey Souza atividades como essa culminam com uma maior assimilação dos alunos aos assuntos tratados dentro de sala de aula, podendo os mesmos aprimorar seus conhecimentos e ter novas experiências no que se refere à estrutura e a forma de trabalho utilizada no futebol moderno.