A vida pelo trabalho social

Jornal O Norte
Publicado em 02/09/2009 às 11:32.Atualizado em 15/11/2021 às 07:09.

Alexsandro Mesquita


Repórter 


 


As atividades esportivas fazem parte da vida de praticamente todo ser humano, não só para manter o vigor físico, como também para obter equilíbrio emocional. Além disso, são formas de envolver jovens e crianças, afastando-os principalmente das drogas..



No Brasil, de acordo com a história, desde o período da colonização a educação física era praticada em nossas terras. Os índios corriam atrás de suas caças, nadavam, atiravam arco e flecha e dançavam, jogavam peteca, lutavam entre si e brincavam de corrida dos troncos. Já os negros africanos, que vieram como escravos para o Brasil dançavam a capoeira e faziam as lutas corporais, aprendidas através da observação dos animais em seu país de origem.



Contudo, para se praticar esportes é necessário que um profissional da área de educação física faça uma orientação e avaliação, de acordo com as aptidões de cada um, dos limites que o corpo de cada pessoa pode suportar e vencer.



A comemoração do dia do professor de educação física acontece no dia 1º de setembro. Por isso, fomos conhecer a história de Darley Durães Prates, professor na E.E. Maria da Conceição Avelar. È nesta escola que Darley dedica maior parte de seu tempo com o Projeto Educando, implantado desde 2007, fazendo de sua profissão uma saída para que muitos jovens transformem suas vidas.



O trabalho coordenado por Darley Prates e seus monitores, envolve alunos do 4º ano até o 7º do turno vespertino. Segundo ele, para um melhor desenvolvimento dos alunos, dentro e fora da escola, existe uma parceria interna da direção e dos professores.



O projeto, que tem como objetivo executar várias atividades com disciplina e prazer, elevar a autoestima, prevenir o estresse e fazer a inclusão social de vários garotos já tem obtido retorno.



- O Projeto já está colhendo frutos. Temos o aluno Luiz Guilherme Fonseca do 7º ano (turma 4) campeão de xadrez do JEMG 2009 da etapa Municipal em Montes Claros , e 3º lugar na etapa Microrregional em Bocaiúva; a aluna, Emanuele Oliveira, do 7º ano (turma 4), que conquistou o 3º lugar da etapa Municipal em Montes Claros. Além disso, conquistamos o 2º lugar no torneio de futsal, realizado em junho de 2009 na Praça de Esportes, realizado pelos acadêmicos do curso de educação física da Funorte. O Projeto Educando também foi campeão geral do JICA 2008 (Jogos Internos da Conceição Avelar), dentre outros, explica o coordenador, que comemora o sucesso.



Luiz Guilherme conta como o projeto melhorou a sua vida.



- Melhorou na minha educação de um modo geral. Acredito que todos os alunos que participam do projeto acham o mesmo. Gosto muito e procuro me esforçar o máximo para conseguir meus objetivos no esporte e no estudo. 


 


JUDÔ NA ESCOLA



Na mesma escola faz parte “O Projeto Esportivo: O Judô na Escola” coordenado também pelo professor/judoca Darley Durães Prates, que desenvolve um ótimo trabalho, tendo conquistado o 2º lugar pela aluna/judoca Isabela Gonçalves do 7º ano (turma 2) na 5ª maratona esportiva 2009 do clube do AABB de Montes Claros.



Ainda de acordo com Darley Prates, o projeto Educando está atendendo somente o turno vespertino, podendo futuramente ser estendido aos outros turnos.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por