Heberth Halley
Repórter
Dentro das comemorações do dia municipal e internacional das pessoas com deficiência, que se comemora hoje, dia 03 de dezembro, a Ademoc – Associação com deficiência de Montes Claros, em parceria com o Sesc, Unimontes e prefeitura de Montes Claros, promovem, no próximo dia 06, no ginásio do Sesc, a III Paraolímpiadas de Montes Claros – Atletas do século XXI.
O evento, que contará com a participação de 200 pessoas de diversas associações, como Ademoc, Adevimontes – Associação de pessoas com deficiência visual, Asmoc – Associação dos surdos e pessoas com deficiência mental, comunidade, escolas regulares inclusivas e escolas especiais, além da APAE de Montes Claros.
Divulgação
Alunos da Apae vão participar da competição
- A III Paraolimpíadas é um projeto impar, na qual valoriza e incentiva a prática esportiva em pessoas com deficiência de Montes Claros e região, promovendo a inclusão social e facilitando o exercício de cidadania - explica o coordenador e professor de Educação Física, Wesley Mendonça.
A solenidade de abertura do evento será às 7h, com apresentações de dança das escolas especiais. Em seguida, terão início os jogos. As modalidades são: cabo de guerra, futsal, queimada, lancebol, bocha – PC, natação – pessoa com deficiência visual, além de jogos de salão: dama, dominó e ping-pong.
O encerramento será às 17h, com a entrega da premiação, sendo troféus e medalhas para os 1° e 2° lugares.
Ainda de acordo com o coordenador Wesley Mendonça, as paraolimpíadas em Montes Claros já são uma marca no cenário esportivo escolar e social. Segundo ele, os resultados estão sendo colhidos, e cita como exemplo atletas com deficiência visual e deficiência física, que foram homenageados no Trofeu Bola Cheia Marcelino Paz do Nascimento em 2007, 2008, 2009 e 2010, recebendo o mérito de destaque esportivo.
Para Wesley Mendonça, são vários os objetivos das paraolimpíadas. Entre eles, o de ampliar as alternativas de esporte e lazer para pessoas com deficiência no município de Montes Claros, promover a socialização das pessoas com deficiência, objetivando a inclusão social e inserir as pessoas com deficiência em eventos de esporte e lazer já existentes na cidade, como a meia maratona aniversário de Montes Claros, Jimis – Jogos do interior de Minas e Jemg – Jogos escolares de Minas Gerais, dentre outros.