Da Ascom
O xadrez como instrumento para o ensino da matemática. Esta é a inovação adotada na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Nesta quinta-feira, 18, acadêmicos do oitavo período do curso de Licenciatura em Matemática, vinculado ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), participam de um campeonato de xadrez, que será aberto também a pessoas da comunidade, especialmente alunos do ensino fundamental e médio.
“O jogo de xadrez compõe o processo didático, tendo em vista que contribui para que o aluno desenvolva a capacidade de concentração e o raciocínio lógico”, observa a professora Rosina Rabello Nuzzi Ribeiro, responsável pela disciplina “Prática de Ensino da Matemática” e uma das organizadoras da atividade. O torneio será realizado a partir das 14 horas, no Laboratório de Educação Matemática, no prédio 3 do Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro. As inscrições podem ser feitas no mesmo local, até esta quarta-feira (17/10), no horário das 8 às 12 e das 14 às 22 horas.
Ainda de acordo com a professora, “o xadrez pode ser usado não somente na Matemática, mas em qualquer outra disciplina, uma vez que estimula o raciocínio e desperta o interesse do aluno”. Ela lembra, ainda, que, em alguns países, a modalidade esportiva foi incluída na estrutura curricular.
A iniciativa pioneira na Unimontes faz parte do projeto do “Laboratório de Educação Matemática”, elaborado pela professora Graziela Nuzzi Ribeiro D´Ângelo, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex) no final de 2006. O projeto estabelece a realização de minicursos e oficinas voltados para a melhoria e prática do ensino da matemática. No início de outubro, foi promovido minicurso sobre o xadrez, com a participação de 55 acadêmicos, que aprenderam as regras básicas da modalidade esportiva. As aulas foram ministradas pelo professor Elder Olinto de Morais e pelo acadêmico Wesley de Souza Pacheco.