Paula Machado
Repórter
Muitas faculdades iniciaram as inscrições para os vestibulares, mas a luta dos estudantes começou mais cedo. Eles buscam a tão sonhada vaga no curso superior que escolheram fazer.
Mas, com o início da maratona do vestibular, um problema começa a se intensificar na vida dos vestibulandos - a tensão pré-vestibular (TPV).
Dores de cabeça, náuseas, ansiedade, insônia, falta de apetite e irritabilidade podem ser sintomas de quem sofre de TPV. A freqüente dúvida ainda persiste, passar ou não pelo monstro de sete cabeças chamado vestibular.
Os exames vestibulares mais concorridos do país são aqueles que permitem o ingresso nas universidades públicas, justamente pela insenção do pagamento de mensalidades. Em Montes Claros as faculdades mais procuradas são a UFMG e a Unimontes.
UNIMONTES
Na Unimontes, as inscrições começam na segunda-feira, dia 29 de setembro e vai oferecer 976 vagas em 42 cursos. O edital, divulgado nessa segunda-feira 23, assinado pelo reitor Paulo César Gonçalves de Almeida, apresenta como principal novidade oferta do curso em Química, o primeiro a ser ministrado no campus em fase de implantação em Bocaiúva. As inscrições poderão ser feitas até o dia 20 de outubro, somente pela internet, através do endereço eletrônico www.cotec.unimontes.br. A Unimontes adota, mais uma vez, o sistema de reserva de vagas em atendimento à Lei Estadual 15.529/2004: 20% para egressos de escolas públicas, 20% para afro-descendentes (estes comprovadamente carentes) e 5% para portadores de deficiências e indígenas. Os candidatos a esse sistema devem fazer a pré-inscrição no período de 29 de setembro e 10 de outubro, também pela internet.
CENTRO CULTURAL
Mas a vida desses estudantes que pretendem passar no vestibular não fica restrita à freqüência aos diversos cursinhos da cidade. O Centro de Cultura Hermes de Paula, que sempre foi uma referência e local de estudos das gerações passadas ainda conquista vários estudantes, através da biblioteca pública, serve como base na educação dos mesmos.
O estudante Hugo Nunes Alexandre vê a prova como um desafio que vai encarar, mas não é a primeira vez que essa sensação o assombra. Há exatamente dois anos ele tentou vestibular para letras/inglês. Diz que a maior dificuldade ainda é a falta de vagas, o que aumenta a dispulta entre os candidatos.
- Agora que não estou trabalhando, vou ter mais tempo para me dedicar aos estudos. Normalmente estudo por seis horas diariamente, deveria ser mais, inclusive. Gosto de vir aqui, estudar no Centro Cultural porque é um local tranqüilo e silencioso, e o material para estudo é ótimo. Nesse ano vou tentar biologia – diz Hugo.
- O período que vai do estudo até o dia em que sai o resultado é muito angustiante, aquela dúvida de saber se passou ou não, não sai da cabeça. É muita expectativa, porque passamos muito tempo estudando para tirar uma boa nota na prova. Há dois anos tento passar no vestibular de Farmácia – diz a Aline Vieira.
A estudante Larissa Cardoso Pereira confessa que o processo de avaliação seletivo do PAES concede a quem participa do mesmo mais vantagens na hora de fazer o vestibular.
- Acho que o projeto garante mais vantagens na hora da prova. Eu estudo umas sete horas por dia e ainda faço cursinho. Quero passar no vestibular de Direito e estou me esforçando muito para isso. Gosto de estudar aqui no Centro Cultural porque é um lugar silencioso. Sempre nasce uma dúvida se vou ou não conseguir passar no vestibular, se vou tirar uma boa nota na prova para garantir minha vaga. Estudar nunca é demais. Estudo seis horas por dia, mas pretendo aumentar esse horário. Quero tentar direito. O espaço que o Centro Cultural oferece aos estudantes é ótimo, tranqüilo e com recursos materias muito bons, completa Wagner Reis da Silva.
DICAS
Siga as dicas dadas por um professor para estudar de forma mais tranqüila e garantir uma boa nota na prova.
Mantenha a calma. Comece a perceber qual é a quantidade de horas necessárias para um bom aprendizado, as matérias com mais ou menos facilidade de compreensão.
Estabeleça uma meta e um plano de estudo e faça disto o seu ideal a cumprir. Mantenha o mesmo ritmo de estudo de hoje até o vestibular, não pare no tempo. Jogue-se de cabeça.
Assuma o desafio. Comece agora sua arrancada à vitória. Com determinação e regularidade.
Aproveite bem as aulas e evite perdê-las. Aproveite esquemas que o professor apresenta em aula. Escreva várias vezes as palavras mais difíceis.
Não perca explicações que o professor estiver dando. Ponha claro em sua mente o objetivo maior que você quer alcançar com seus estudos. Fixe como tempo mínimo de estudo diário em casa de 4 a 5 horas, com intervalos de 20 a 30 minutos. Estude sozinho ou no máximo em dupla.
Utilize sempre que preciso o dicionário, o que aumenta o vocabulário e ajuda a aprender o significado das palavras.