O projeto Palavras e Idéias recebe
o jornalista e escritor Itamaury Teles,
que fala sobre primeira produção
literária, o livro de crônicas Urubu
de Gravata, indicado para
o Paes da Unimontes
Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Na próxima sexta-feira, 21 de setembro, o escritor Itamaury Teles participa do projeto Palavras Idéias, quando fala sobre o livro Urubu de Gravata e outras crônicas, indicado para o vestibular seriado da Unimontes – 2ª etapa do Paes/2008.
Autor dos livros Urubu de Gravata (2005) e Noturno para o Sertão (2006), Itamaury é membro da Academia Montesclarense de Letras e ocupa a cadeira número 4, que tem como patrono Honorato Alves, antes ocupada por Geraldo Avelar, um dos 13 fundadores e primeiro secretário da Academia, cuja primeira ata é de sua lavra. Também é sócio honorário da Aclécia - Academia de Letras, Ciências e Artes do São Francisco.
No último dia 5 de setembro, o escritor falou sobre o livro Urubu de Gravata a alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Indyu
(foto: Wilson Medeiros)
Formado em Administração e escritor desde os 16 anos de idade, hoje, aos 53 anos, Itamaury diz que sua formação sempre foi norteada pelas letras.
- Comecei escrevendo o jornal estudantil O Caveira, na Escola Normal, ao lado do jornalista Luiz Carlos Novaes. Também editei, por mais de dois anos, através do Sesc de Montes Claros, o jornal O Brejo, em Francisco Sá/MG. Depois, fui repórter do Jornal de Montes Claros e do Diário e Montes Claros, onde convivi com profissionais como Waldir Senna, meu grande mentor. De lá para cá não parei mais de escrever. Esses dois livros são fruto desse trabalho, pois ambos são uma coletânea das crônicas que escrevi ao longo desses 35 anos. Muitas delas, inclusive, nem chegaram a ser publicadas, mas guardei em meus arquivos na expectativa de um dia resgatá-las – explica o jornalista, e diz que desde cedo teve tendência para a crônica, mesmo não sabendo que era o que produzia.
Sua primeira publicação foi o Manual Técnico de Estudos e Operações, pelo Banco do Brasil, quando ainda era funcionário de uma agência em Belo Horizonte, em 1978.
- Eu já havia me formado em Administração e produzi esse livro no mesmo ano em que me formei. Foi uma edição restrita, de apenas 100 exemplares, encaminhada para várias agências do Banco, e essa foi, oficialmente, minha primeira publicação – conta o escritor.
Urubu de Gravata foi sua primeira produção literária, uma coletânea de crônicas, com produção independente, lançada em abril de 2005.
Natural de Pirapora/MG, Itamaury Telles mora atualmente em Belo Horizonte, mas também mantém residência em Montes Claros.
No Palavras e Idéias, o escritor fala sobre o livro Urubu de Gravata a estudantes que se preparam para a 2ª etapa do Paes - Processo Avaliação do Ensino Superior, da Unimontes.
A palestra acontece às 19h, na Sala Geraldo Freire, o lado da câmara municipal de Montes Claros. O ingresso é um quilo de alimento não-perecível, que será revertido em cestas básicas a serem distribuídas a famílias carentes de Montes Claros.
