Logotipo O Norte
Sábado,15 de Novembro

Universidade estadual é destaque na investigação científica do estado

Jornal O Norte
Publicado em 15/04/2008 às 09:57.Atualizado em 15/11/2021 às 07:30.

Da Ascom/Unimontes



Estamos impressionados com os avanços alcançados pela Unimontes e essas conquistas devem ser compartilhadas com toda a sociedade mineira”. A afirmação foi feita pelo secretário-adjunto de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor Evaldo Ferreira Vilela, durante encontro com professores/pesquisadores da Universidade Estadual de Montes Claros, na tarde da última sexta-feira (11). A reunião – realizada no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6 - Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro) – teve como objetivo apresentar as diretrizes do Governo de Minas para as áreas de inovação, ciência, tecnologia e ensino Superior e as ações adotadas para permitir o melhor acesso aos organismos de fomento, assim como a gestão dos recursos para incremento da investigação científica.



Na abertura do encontro, o reitor da Unimontes, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, afirmou que “o sucesso alcançado pela instituição é fruto do trabalho árduo e coletivo de professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos, somado ao valioso e imprescindível apoio do Governo de Minas e à solidariedade de lideranças e da própria comunidade regional”.



Ainda de acordo com o reitor, em sintonia com as diretrizes estabelecidas pelo governador Aécio Neves, as pesquisas produzidas pela Unimontes têm atendido, prioritariamente, a demanda da sociedade. “A investigação científica no âmbito da nossa Universidade está totalmente comprometida com a realidade regional, em busca da melhor qualidade de vida e da ampliação dos serviços prestados à população do Norte de Minas, do Noroeste e do Vales do Jequitinhonha e do Mucuri”. Ele lembrou que, atualmente, a Unimontes desenvolve cerca de 300 projetos de pesquisa.



PARTICIPAÇÃO DA UNIMONTES



Para o professor Evaldo Vilela, “o Governo de Minas prioriza o progresso aliado ao bem-estar e à melhoria da qualidade de vida e, nos últimos cinco anos, vem atuando com grande capacidade de investimentos, a partir da consolidação do choque de gestão”. O secretário-adjunto observa que, “neste processo, a participação da Unimontes tem sido decisiva e expressiva, contribuindo para o êxito das ações e programas governamentais em regiões estratégicas do Estado”.



Ainda de acordo com Vilela, “a partir do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), que prioriza a qualidade fiscal na gestão da receita e a inovação na administração pública, além de manter o fluxo de investimentos específicos para a investigação tecnológica, o Governo de Minas e seus parceiros devem ampliar a produção do conhecimento”. Segundo ele, “a aplicação de recursos públicos na capacitação profissional e nas ações de ciência e tecnologia deve ser prioridade em todas as esferas, a fim de evitar qualquer tipo de dependência exterior para a produção e aplicação do conhecimento”.



Evaldo Vilela respondeu, ainda, questionamentos feitos por professores/pesquisadores da Unimontes, aproveitando para reiterar que, “observando orientação do secretário Alberto Portugal, a equipe da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) estará empenhada no sentido de oferecer todo o apoio à Unimontes para o incremento da investigação científica e dos programas de pós-graduação ‘Stricto sensu’, como também para a ampliação do número de mestres e doutores do seu quadro de docentes”.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por