As duas instituições participam
do Projeto Rondon
no município de Francisco Sá
Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Desde o dia 16 de julho, municípios do Norte de Minas recebem equipes do Projeto Rondon, que desenvolvem uma série de atividades educativas e sociais junto à comunidade. Com participação de 220 professores e acadêmicos de dez instituições de todo país, o Projeto Rondon contempla os municípios de Francisco Sá, Capitão Enéas, Glaucilândia, Claro dos poções, Jequitaí, Lagoa dos Patos, Guaraciama, Francisco Dumont, Coração de Jesus e Buenópolis, com ações em gestão de política pública, orientação e qualificação de servidores da rede de educação, membros da sociedade civil e profissionais da gestão pública.
Acadêmicos da Soebras participam do Projeto Rondon até
dia 28 de julho, no município de Francisco Sá (foto: Wilson Medeiros)
No município de Francisco Sá, a equipe é formada por professores e acadêmicos da Soebras, de Montes Claros, e da faculdade de cidadania Zumbi dos Palmares – Unipalmares -, instituição mantida pela ONG Afrobras – sociedade afro-brasileira de desenvolvimento sociocultural, a primeira da América Latina do gênero.
Localizada na capital paulista, a Zumbi dos Palmares foi instituída em 2004, com um público composto de 90% de afro-brasileiros. Desde sua fundação, a instituição vem atuando com o objetivo de proporcionar um novo enfoque e condução da temática do negro no Brasil.
De acordo com dados do IBGE – Instituto brasileiro de geografia e estatística, os negros compõem 45% da população brasileira e, segundo o Dieese – Departamento intersindical de estatística e estudos socioeconômicos, o negro, com a mesma qualificação e iguais anos de estudo, recebe até 50% menos que os trabalhadores brancos. Pesquisas feitas pelo ministério da Educação também apontam que os negros respondem por 2,2% do contingente dos quase 800 mil universitários matriculados nas instituições públicas.
Durante as visitas precursoras aos municípios norte-mineiros contemplados pelo Projeto Rondon, que aconteceram de 03 a 07 de junho, a Zumbi dos Palmares escolheu o município de Francisco Sá, localizado a 84 quilômetros de Montes Claros, por possuir uma comunidade remanescente dos quilombos.
A comunidade remanescente dos quilombos atraiu a atenção
da Unipalmares para Francisco Sá (foto: arquivo)
Como o projeto não é assistencialista, mas de formação de lideranças para execução de atividades junto à comunidade, as equipe da Soebras e da instituição paulista desenvolvem no município uma série de ações junto com lideranças e conselhos comunitários e com representantes da comunidade, que vão acompanhar o trabalho dos rondonistas e, posteriormente, dar continuidade ao trabalho.
Segundo o coordenador da equipe da Soebras, professor Cledinaldo Dias, como a Soebras está a poucos quilômetros de Francisco Sá, é possível que aconteça uma ação mais permanente junto ao município.
O Projeto Rondon é realizado pelo Governo Federal, através do ministério da Defesa e com o apoio do ministério da Educação. A edição deste ano, que acontece no Norte de Minas, de 16 a 28 de julho, conta com a participação da Soebras e Unimontes e apoio do 55º Batalhão de Infantaria.
