Da Ascom/Unimontes
Com a proposta de garantir e ampliar a excelência do serviço público em todos os setores da instituição, inclusive com a redução de custos, a reitoria da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) apresentou oficialmente, na manhã dessa sexta-feira (10), o programa ‘Cinco Passos Rumo à Qualidade’. A solenidade, realizada no auditório do prédio 2 do Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, foi presidida pelo reitor, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, contando com a participação de dirigentes, professores, servidores técnico-administrativos e outros convidados.
De caráter permanente, o programa é coordenado pela Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH) e integra as metas estabelecidas pela reitoria para a consolidação do planejamento estratégico, sendo observadas, ainda, as diretrizes definidas no “Acordo de Resultados” firmado entre a Universidade e o Governo de Minas.
PROGRAMA
O plano de trabalho do programa ‘Cinco Passos Rumo à Qualidade’ é dirigido a todos os servidores lotados nos campi da Unimontes nas regiões do Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Noroeste, com a promoção de cursos, capacitação e oficinas. Entre os temas a serem abordados estão informática, planejamento, organização e atendimento, português instrumental e metodologia.
As primeiras ações vêm sendo realizadas desde agosto, atendendo os servidores da Biblioteca Universitária, Diretoria de Documentação e Informações, DDRH, Imprensa Universitária e Secretaria Geral, no campus-sede. Como o Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), da Unimontes, já desenvolve projeto similar há mais tempo, também está incluído nesta primeira etapa das atividades.
VENCEDORES
Ainda na solenidade, foram apresentados os vencedores dos concursos internos promovidos pela DDRH. Entre os servidores técnico-administrativos, a equipe formada por Dalila Ferreira Santana (HU), Daniela Higino Maia e Elizângela Faustino Gonçalves (ambas da Secretaria Geral) venceu a disputa para a elaboração da cartilha oficial do programa, com destaque para os cinco métodos que dão nome à iniciativa: Utilização ou Descarte, Organização, Limpeza e Consciência Ecológica, Saúde e Autodisciplina. Elas dividirão o prêmio de R$ 1 mil.
Já a estudante Carolina Barbosa Souto, de 12 anos, foi a primeira colocada no concurso entre os filhos de servidores para a escolha do mascote oficial: a abelha “Zun-Zunimontes”. A vencedora disse que o inseto simboliza todas as qualidades sugeridas pelo programa: trabalho em equipe, organização e zelo.
