A proposta de Emenda Constitucional 45/2005, relativa à reforma do Judiciário, será tema de pesquisa a ser desenvolvida por professores e acadêmicos do curso de Direito da Universidade Estadual de Montes Claros. As atividades serão realizadas ao longo de dois anos, com a supervisão de um grupo de 12 professores e contará com a participação voluntária de 150 acadêmicos.
A pesquisa vai permitir o aprofundamento dos estudos específicos sobre a reforma do Judiciário, incentivando a produção científica e, ao mesmo tempo, possibilitando aos acadêmicos a aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso.
Segundo explica a professora Cynara Silde Mesquita Veloso, coordenadora geral do projeto de pesquisa, os trabalhos serão realizados em três etapas: a primeira tratará da revisão bibliográfica, com pesquisas sobre doutrinas, códigos, legislações e tratados internacionais; a segunda etapa abordará a pesquisa documental, por meio de consultas processuais, de autos e de jurisprudências, com visitas à aplicação em fóruns e outros órgãos e, finalmente, a terceira etapa constará da produção de artigos científicos.