Da Ascom/Unimontes
O reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor Paulo César Gonçalves de Almeida, participa, desde ontem, em Barcelona (Espanha), da IV Conferência Internacional sobre Educação Superior no Século XXI, promovida pela ‘Global University Network for Innovation’ (Guni). O evento prossegue até quarta-feira (02), tendo como tema central a Educação Superior, novas mudanças e papéis para o desenvolvimento humano e social.
Todas as atividades estão sendo realizadas na sede da Universidade Politécnica da Catalunha (UPC), com a participação de reitores, gestores, acadêmicos e especialistas em educação de diversas partes do mundo. Entre os objetivos da conferência, está a discussão da importância da educação superior para o desenvolvimento humano e social no contexto da globalização. Outra proposta é o debate das idéias sobre o papel da educação superior como elemento-chave para o desenvolvimento humano, além da relação entre as universidades e a sociedade para a reorganização do ensino e a melhoria da graduação.
ABERTURA
A solenidade de abertura, aconteceu na manhã de ontem e foi presidida pelo reitor da UPC, professor Antoni Giro, e contou com a presença do diretor da Divisão de Educação Superior da Unesco, Georges Haddad, além de outras autoridades do governo da Catalunha e do Ministério da Ciência e Educação da Espanha.
De acordo com o reitor da Unimontes, o evento reveste-se de enorme significado para os dirigentes do ensino superior, até porque a Universidade está integralmente inserida no processo de globalização do conhecimento. - A instituição está em permanente processo de intercâmbio técnico-científico, em consonância com as demandas políticas, econômicas e sociais que compõem o papel da educação superior no Brasil e no mundo.
Durante sua permanência na Espanha, o reitor manterá contatos e visitará instituições de ensino superior com o propósito de estabelecer convênios de cooperação técnico-científico, visando o incremento do intercâmbio entre professores e acadêmicos e a realização conjunta de projetos de investigação científica.