Ascom/Unimontes
Onze disciplinas isoladas no âmbito do Mestrado em Desenvolvimento Social estão sendo oferecidas pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) neste semestre. As inscrições serão efetuadas entre os dias 11 e 15 de fevereiro, sendo destinadas, prioritariamente, aos graduados nas áreas de Ciências Humanas e de Ciências Sociais Aplicadas. O número de vagas, por sua vez, será variável, dependendo da disponibilidade de cada professor, mas o limite é de 20 alunos por turma.
Cada disciplina possui carga horária de 60 horas/aula e serão ministradas durante o semestre letivo, entre março e junho. As áreas são as seguintes: “Democracia, Cidadania e Direitos Sociais”, “Desenvolvimento Econômico”, “Desenvolvimento e Movimentos Sociais”, “Docência do Ensino Superior”, “Estatística Aplicada às Ciências Sociais”, “Pedagogia dos Movimentos Sociais”, “Planejamento Socioeconômico”, “Teorias do Desenvolvimento Urbano e Rural”, “Territorializações”, “Tópicos Especiais em Poder e Processos Socioeconômicos I e II”.
O interessado somente poderá cursar uma disciplina por semestre. Quanto ao processo de seleção, os professores responsáveis em cada área vão promover a análise curricular do candidato, assim como do requerimento com as propostas e intenções sobre a escolha do curso. As aulas serão iniciadas no dia 10 de março, sendo ministradas no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro.
Atualmente, o mestrado em Desenvolvimento Social possui 47 alunos regulares, divididos em três turmas. Foi o primeiro programa de pós-graduação ‘Stricto sensu’, inteiramente operacionalizado pela Unimontes, sendo implantado na primeira gestão do atual reitor, professor Paulo César Gonçalves de Almeida.
A Universidade possui, ainda, outros cinco cursos próprios de mestrado: Ciências Agrárias (Produção Vegetal no Semi-Árido), Ciências Biológicas, Ciências da Saúde (um acadêmico e outro profissional) e Zootecnia, todos recomendados pela Capes/MEC. Ainda neste ano, deverão ser implantados mais dois mestrados próprios; de Letras e de Gestão, este último em associação com a Escola de Governo da Fundação João Pinheiro. Também está sendo elaborado projeto relativo ao mestrado em História.