Da Ascom/Unimontes
A Unimontes realiza hoje, 16, às 19h, no campus Professor Darcy Ribeiro, o lançamento oficial das três primeiras produções científicas elaboradas por meio do Núcleo de História e Cultura Regional.
Os livros a serem apresentados têm o selo da Editora Unimontes e são os seguintes: “Sertão: Cultura e Poder”, publicação coletiva organizada pela professora Carla Cristina Barbosa; “A Cidade sem Passado: Políticas Públicas e Bens Culturais de Montes Claros – Um Estudo de Caso”, da professora Filomena Luciene Cordeiro; e “Paternalismo, Poder Privado e Violência: o Campo Político Norte-Mineiro durante a Primeira República”, do professor César Henrique de Queiroz Porto.
Durante a solenidade, será apresentada a “Coleção Sesquicentenária”, reeditada pela editora Unimontes, cujo lançamento oficial aconteceu no ano passado, como parte das comemorações dos 150 anos de Montes Claros. O trabalho, organizado pela professora Marta Verônica Vasconcelos Leite, reúne 13 obras históricas de autores regionais, contando com o patrocínio da Fundação Nestlé e o apoio da Prefeitura de Montes Claros.
SOBRE O NÚCLEO
Implantado no primeiro semestre de 2006 e institucionalizado por meio de resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex), o Núcleo de História e Cultura Regional está vinculado ao Departamento de História, do Centro de Ciências Humanas (CCH). Tem como principal objetivo promover a geração e a divulgação do conhecimento histórico nas áreas social, cultural, econômica, científica e técnica, com prioridade para o Norte de Minas e os vales do Jequitinhonha e do Mucuri.
Segundo o coordenador-adjunto do núcleo, César Henrique Porto, além da investigação científica, os trabalhos oferecem cursos, assessoria, capacitação e ações comunitárias para docentes, acadêmicos e profissionais, “como forma de democratizar o conhecimento produzido na universidade.” Ele lembra também que o núcleo incentiva a elaboração de publicações individuais e coletivas – em livros e na revista eletrônica –, além de buscar parcerias com outros departamentos e cursos da Unimontes, assim como instituições municipais e estaduais de ensino, no sentido de ser ampliada a área de atuação de professores e estagiários.
Atualmente, o Núcleo de História e Cultura Regional da Unimontes é composto por 16 professores e conta, ainda, com a participação de 50 acadêmicos em seus grupos de estudo (bolsistas e voluntários selecionados por meio de editais). Algumas das pesquisas em andamento abordam a criação dos museus e das casas da memória no Norte de Minas e vales, assim como o inventário do acervo do Poder Judiciário e do Cartório de Registros de Grão Mogol, este com a supervisão da professora-visitante Carla Anastasia.