A participação efetiva de professores e acadêmicos na abordagem de temas relacionados à literatura nacional foi defendida pela pró-reitora de Extensão da Unimontes, professora Marina Queiróz, ao presidir na segunda-feira, 15, a abertura do II Seminário Cyro dos Anjos – Memória, Paisagem e Modernidade. O evento é uma iniciativa do Grupo de Pesquisas em Estudos Literários, do Departamento de Comunicação e Letras.
Ao enaltecer a contribuição do escritor montes-clarense Cyro dos Anjos ao modernismo no Brasil, a pró-reitora de Extensão assinalou que outros autores regionais também podem ser incorporados aos estudos científicos como propõe o seminário, tendo mencionado Darcy Ribeiro e o ex-reitor da Unimontes, João Valle Maurício. Ela considerou imprescindível, ainda, a efetiva participação nesses estudos de professores e acadêmicos, especialmente aqueles vinculados aos cursos de Letras.
Já o professor Élcio Lucas de Oliveira, um dos coordenadores do II Seminário Cyro dos Anjos, destacou a importância dos debates em torno da vida e da obra de Cyro dos Anjos para melhor compreensão da literatura moderna brasileira. Observou, também, que esta edição do seminário representa a continuidade dos estudos iniciados em 2006, que tiveram como foco o centenário do autor.
Após a solenidade de abertura, o professor e escritor Rui Mourão, contemporâneo do autor montes-clarense, proferiu a palestra Cyro dos Anjos e o Amanuense Belmiro. As atividades têm prosseguimento nesta terça-feira (16) e se estendem até quarta-feira(17), com palestras e mesas redondas desenvolvidas no campus-sede (prédios 2 e 6) e no Colégio Marista São José, em Montes Claros.