As atividades da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) voltadas para a melhoria da produção agropecuária em sua área de abrangência podem ser conferidas durante a Exposição Agropecuária de Montes Claros (Expomontes), no período de 3 a 13 julho, no Parque João Alencar Athayde. A convite da Sociedade Rural de Montes Claros, a universidade montou estande com área de 25 metros quadrados para a divulgação das ações desenvolvidas em prol do setor rural no Norte de Minas, Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, Noroeste e Centro do Estado.
Durante a Exposição, a Unimontes vai apresentar suas pesquisas e demais atividades desenvolvidas nas áreas de ciências agrárias do Campus de Janaúba, no âmbito dos cursos de graduação de Agronomia e Zootecnia, além dos mestrados próprios em Zootecnia e Produção Vegetal no Semi-Árido. Atualmente, somente naquele campus, estão em andamento mais de 40 projetos de pesquisa diretamente vinculados à melhoria da agricultura e da pecuária regional, a partir do emprego de novas tecnologias.
Um dos responsáveis pelo estande é o professor Victor Martins Maia, do departamento de Ciências Agrárias, vinculado ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET). Segundo ele, o objetivo é apresentar toda a contribuição oferecida pela universidade ao setor rural. Ele lembra que, além de pesquisas, serão apresentados produtos desenvolvidos através dos laboratórios do Campus de Janaúba. Os visitantes poderão conferir, ainda, informações sobre o funcionamento dos cursos de graduação e de mestrado, além de esclarecer dúvidas sobre os processos seletivos.
