Unicalourada: Arte e cidadania na volta às aulas

Jornal O Norte
Publicado em 21/02/2008 às 11:15.Atualizado em 15/11/2021 às 07:25.

Jerúsia Arruda


Repórter



O início do período letivo é um momento em que o estudante se prepara para novos desafios, não só acadêmicos, mas também, e principalmente, pessoais. Ao voltar às aulas, além de se abrir para novos conhecimentos, o estudante se abre para um novo universo, onde novos valores culturais, éticos e de cidadania se revelam nas ações e atividades que pautam esse período.



No último dia 11 de fevereiro, a Unimontes - universidade estadual de Montes Claros iniciou o período letivo 2008 e, como sói acontecer, além da apresentação da estrutura administrativo-acadêmica, os 935 novos acadêmicos matriculados no campus-sede foram integrados às atividades da Unicalourada, realizada nos dois primeiros meses do período letivo.



Além das atividades artísticas e culturais, que são a última etapa, a programação da Unicalourada também inclui visitas técnicas e instrutivas a diversos setores da universidade, campanhas solidárias, palestras, entre outras atividades.



Realizada sob a orientação e supervisão da Pró-Reitoria de Extensão, através da CAE - Coordenadoria de Apoio ao Estudante, com participação das diretorias de centros, chefias de departamentos acadêmicos, coordenadores de cursos e de campus e, ainda, do DCE, DA's e CA's - diretórios e centros acadêmicos, a Unicalourada também estende suas atividades aos demais campi da Unimontes - localizados nas regiões Norte, Noroeste e Vale do Jequitinhonha. A programação termina no dia 14 de março.


 


PALESTRAS E PROJETOS



A 1ª Unicalourada/2008 iniciou com a apresentação do projeto político-pedagógico de cada curso, com palestras sobre a área escolhida e as perspectivas profissionais. Até o dia 11 de março, os acadêmicos visitam as instalações da Biblioteca Central Professor Antônio Jorge, onde assistem a palestras na sala de multimeios, proferidas pelos pró-reitores de Planejamento, Gestão e Finanças, Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação e de Extensão, professores Wagner de Paulo Santiago, Maria Ivete Soares de Almeida, Sílvia Nietsche e Marina Ribeiro Queiroz, respectivamente, que falam sobre a estrutura administrativo-acadêmica e as ações desenvolvidas pela Universidade.



Na primeira quinzena de março, serão realizados os projetos Dia Ecológico, com plantio de mudas de espécies nativas na área interna do campus-sede, e Cidadão Solidário, com palestras sobre Ética e Doação de Sangue e Medula Óssea, além de apresentações sobre a Aliança Bíblica Universitária, Diretório Central dos Estudantes, Núcleo de Sociedade Inclusiva e Programa de Apoio Psicológico Orientado.



PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA



A programação artística acontece entre os dias 12 e 14 de março, na Praça de Eventos Ruy Soares Olímpio, sempre a partir das 21 horas.



Entre as atrações, apresentação de grupos de dança e shows musicais. No dia 12 de março, show com a dupla Júnior & Edílson e banda Anilla 25. No dia 13 de março, se apresentam a banda gospel-pop In Pacto e o reggae do grupo Seu Stilynga, que também foram atração na Unicalourada do ano passado. A programação termina no dia 14 de março, com apresentação da Banda XD (pop-rock) e do grupo Doutores do Forró.






A banda de reggae Seu Stilynga é uma das atrações da programação


artística da Unicalourada (foto: LUÍS ALBERTO CALDEIRA)

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por