Andréia Pereira
Ascom/ Soebras
Os profissionais e estudantes de fonoaudiologia comemoram no dia 09 de dezembro o Dia do Fonoaudiólogo. A data celebrada em todo o país visa reverenciar esta classe que colabora para o bom desempenho da comunicação humana. A fonoaudióloga, professora e coordenadora do curso de fonoaudiologia das Faculdades Unidas do Norte de Minas (Funorte), Caroline Avelar, destaca que a fonoaudiologia é uma ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana.
- A fonoaudiologia procura pesquisar e, dentro do possível, atuar nas dificuldades que ocorrem em nível de linguagem oral e/ou escrita, voz e audição, assim como no aperfeiçoamento dos padrões da fala, mastigação, respiração e deglutição, contribuindo para a efetiva participação do indivíduo na sociedade - explica a coordenadora.
A Funorte é a única faculdade do Norte de Minas que oferece o curso de fonoaudiologia. A fonoaudióloga também ressalta que um grande e importante diferencial do curso é o incentivo à pesquisa:
- Os alunos são incentivados desde o primeiro período a desenvolverem trabalhos de pesquisa, o que possibilita a ampliação do conhecimento e divulgação da profissão - afirma Caroline Avelar.
A acadêmica do 8º período de fonoaudiologia, Cinthia Jacqueline Gomes, acredita no potencial do curso que a Funorte oferece.
- O curso é excelente. É uma área nova e de boa atuação no mercado. Apesar dessa área não ser tão conhecida, o curso da Funorte tem transformado essa realidade através de ações desenvolvidas pelos alunos do curso - afirma a estudante.
Caroline Avelar vê nessa data a oportunidade de parabenizar todos os profissionais e futuros profissionais da fonoaudiologia:
- Gostaria primeiramente de parabenizar a todos, e desejar muito sucesso com a escolha profissional que fizeram. Mas aproveitem também para refletir sobre o que realmente forma um bom profissional, que são os seus valores éticos, morais e humanos. Valorizem e lutem pela sua profissão! Digo isso especialmente aos meus alunos ou ex-alunos, que serão os primeiros frutos da fonoaudiologia no Norte de Minas, e que a partir do próximo ano estarão ingressando no mercado de trabalho. Desejo a todos muito sucesso - enfatiza a coordenadora.
