Fabíola Cangussu
Repórter
A UFMG – Universidade federal de Minas Gerais realiza em Belo Horizonte no período de 28 a 30 de abril e, em Montes Claros no dia 7 de maio, a Montra de Profissões UFMG 2008, com o objetivo de apresentar aos estudantes do ensino médio as diferentes opções dos cursos oferecidos pela universidade.
Segundo registros da instituição, colégios montes-clarenses como Marista e Biotécnico já participaram das edições anteriores em Belo Horizonte.
Esta é a quinta vez consecutiva que a UFMG realiza esse tipo de evento na capital mineira, mas será a primeira vez que o campus Montes Claros abre as portas da instituição para receber os alunos.
O professor Luiz Arnaldo diz que mesmo sendo a primeira vez, a intenção é que esse tipo de evento continue constando no calendário da universidade, como compromisso com a comunidade estudantil.
- Queremos manter uma linha direta com o ensino médio. Apresentar os cursos para esses alunos é uma forma de ajudá-los em suas escolhas. Estamos recebendo os agendamentos dos colégios, e para as escolas da rede pública, a UFMG disponibilizará o transporte – informou o professor.
Luiz Arnaldo diz que UFMG quer aumentar o número de
acadêmicos oriundos de escolas públicas
(foto: FABIOLA CANGUSSU)
A universidade encaminhou às escolas correspondência e cartazes explicando o objetivo da mostra e a maneira exata de agendar as visitas.
Ao todo, a UFMG oferece 45 cursos e a partir do próximo vestibular, mais 16 serão iniciados. Em Montes Claros funciona o de Agronomia e Zootecnia.
- No próximo vestibular estaremos ofertando mais quatro cursos. Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia de Alimentos e Administração. Mas é preciso reforçar que o curso de administração é voltado ao campo – comenta Luiz Arnaldo.
O professor também falou sobre o desejo da instituição de promover a inclusão de um número maior de estudantes oriundos de escola pública na universidade, uma vez que é reconhecida como a instituição federal que mais atende a esse público. Cerca de 50% dos acadêmicos fizeram o ensino médio em escolas municipais e estaduais.
- Já para o próximo vestibular queremos estabelecer incentivos de 10 pontos aos estudantes de escolas públicas. Um estudo feito pela Copev demonstrou que a média de pontos necessários para aumentar o número de estudantes da rede pública na universidade era exatamente 10 pontos – salienta Luiz Arnaldo.
Um outro ponto que a UFMG colocou em discussão é o número de dissentes norte-mineiros no campus de Montes Claros, considerado baixo pela comissão de vestibular.
- Queremos realizar o vestibular em de Salinas e Januária, e também incluir questões nas provas referentes o semi-árido brasileiro e norte-mineiro para assim beneficiar o candidato da região - conclui o professor.
ENCONTRO DE ZOOTECNISTA
Nos próximos dias 3 e 4 de abril acontecerá no auditório do prédio de Zootecnia no campus de Montes Claros, IV encontro regional de Zootecnista do Norte de Minas, organizado pela UFMG para profissionais da área, estudantes de graduação e pós-graduação.
O objetivo é discutir as perspectivas da profissão e das técnicas produtivas que as compõem. Outras informações pelo telefone 2101 7745.
