Tradição une gerações em devoção a Maria

Jornal O Norte
Publicado em 02/06/2008 às 11:30.Atualizado em 15/11/2021 às 07:34.

Fabíola Cangussu


Repórter



A escola Pedacinho do Céu realizou na noite de 29 de maio, no Santuário, a coroação de Nossa Senhora, com a participação das crianças da escolinha e dos familiares.



Segundo a diretora da escola, Conceição Mendonça, é importante para a instituição preservar a cultura e a tradição de Montes Claros. A coroação tem um aspecto ainda mais especial, por valorizar a vivência familiar.



- É papel do educador se preocupar com a formação de todas as crianças. Aqui fazemos questão de incluir no calendário, eventos que ajudem as crianças a compreender o universo que vive, influenciando com exemplos positivos. E a coroação de Maria significa o respeito a todas as mães – explica a diretora



Além da construção de uma juventude mais feliz e solidária, é possível observar em momentos que une a religiosidade com o lúdico, cenas que trazem traços de doçura e ingenuidade, como as observada pelos que participaram da cerimônia do Santuário. Um menino de no máximo 5 anos, juntou pétalas que foram jogadas para homenagear  Nossa Senhora, e repetiu o mesmo gesto com a colega do lado.






(foto: FABIOLA CANGUSSU)



Outra cena também chamou a atenção. Crianças alegres e sem pudores cantaram canções sobre o amor a Maria usando a voz e os gestos, totalmente descontraídas, o que segundo especialistas, se todas continuarem sendo educadas assim, certamente crescerão com facilidade de trabalharem em equipe, com disposição para atuarem em áreas que exijam criatividade e liderança, pois se tornam adultos com predisposição à comunicação interpessoal.



A doutora em pedagogia Heliene Andrade Santos afirmou em seus escritos sobre a educação, que crianças estimuladas na pré-escola a conhecer e respeitar o próximo, a participar de atividades sociais e a descobri o universo do saber, têm maior possibilidade de se tornarem no futuro, trabalhadores mais felizes nas atividades escolhidas, pois a decisão tende a levar em conta aquilo que melhor se identifica o que propicia maior realização e prazer de fazer o que gosta.



MÊS DE MARIA



Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto de teu ventre (Lc1,42)



Nossa limitada inteligência não chega a entender como uma criatura pode ser “Mãe do Criador”. Maria também não entendeu plenamente o que significava aquela mensagem do Anjo, mesmo assim, respondeu prontamente: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”(Lc1,38). Isto faz parte do mistério da Encarnação. E, diante dos mistérios de Deus, o que importa não é “entendermos” tudo, mas aceitarmos “esse tudo”.



Como Maria, não existiu nem existirá outra mulher beneficiada de graças especiais e de privilégios que lhe foram concedidos por Deus, em vista de ser ela a escolhida para a Mãe do Salvador.



A singular posição da Bem-aventurada Virgem Maria na história da salvação e, por conseqüência, na história e na vida da igreja, foi trazida à luz pelo Concílio Vaticano II.



Maria é o marco entre o Antigo e o Novo Testamento. Humilde filha do antigo Israel, Maria é a primogênita e a Mãe do novo Israel, tanto como é filha e Mãe de Deus. Filha primogênita da Igreja, Maria é o primeiro ramo enxertado em Cristo, primeiro membro de seu Corpo místico. Foi assim “redimida de modo tão sublime, em vista dos méritos de seu Filho”(LG53).



Maria é Mãe da Igreja principalmente por ser predestinada desde a eternidade a ser Mãe daquele que devia dar a vida à própria Igreja. A salvação que Deus havia prometido desde as origens do gênero humano chegou aos homens através da humilde Virgem Maria e isto foi “quando o Filho de Deus assumiu dela a natureza humana para libertar pelos méritos de sua carne, o homem, do pecado”(LG55).



Assim, Maria, nascida antes dos remidos, torna-se Mãe dos próprios remidos, a Mãe do novo povo de Deus. Os antigos Padres com freqüência afirmam: “veio a morte por Eva e a vida por Maria” (LG56)



A mãe do Salvador, é por isso, mãe dos remidos, não só pelo fato de ter gerado o Salvador para a vida temporal, mas porque está profundamente ligada à sua obra de salvação. “Ao conceber Cristo, gerá-lo, nutri-lo, apresentá-lo ao Pai no Templo, sofrer com o Filho ao morrer na Cruz, cooperou de modo inteiramente singular na obra do Salvador”... Para restaurar a vida sobrenatural das almas. Por este motivo ela se tornou para nós mãe na ordem da graça (LG61).



Assim continua nos explicando o Vaticano II, no Catecismo da Igreja Católica, que “a maternidade de Maria na economia da graça perdura ininterruptamente, a partir do consentimento que ela fielmente prestou na anunciação, que sob a cruz resolutamente, até a perpétua consumação de todos os eleitos. Assunta aos céus, não abandonou este múnus salvífico, mas por sua múltipla intercessão prossegue em granjear-nos os dons da salvação eterna.(...) Por isso a Bem-aventurada Virgem Maria é invocada na Igreja sob os títulos de advogada, auxiliadora, protetora, medianeira” (LG 62).



Por toda essa gama de virtudes reconhecemos, “Ó Maria, que verdadeiramente sois bendita entre as mulheres”.



Rezemos com Paulo VI a oração que suplicou aos pés de Nossa Senhora. Ó Virgem Maria, Mãe da Igreja, recomendo-vos a Igreja inteira... Vós, Auxílio dos Bispos, protegei e assisti os Bispos em sua missão apostólica, e todos os sacerdotes, religiosos, leigos que os ajudam em sua árdua missão. Lembrai-vos de todos os vossos filhos, valorizai junto de Deus suas preces, conservai firme sua fé, fortificai sua esperança, aumentai sua caridade.(...). Ó templo de luz sem sombra, ó Imaculada, intercedei junto ao vosso Filho Unigênito, Mediador da nossa reconciliação com o Pai, a fim de que conceda misericórdia às nossas faltas, e afaste toda divisão entre nós, dando aos nossos espíritos a alegria de amar.



Fonte: Spessoto

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por