Jerúsia Arruda
Repórter
Os candidatos aprovados nos exames de seleção do PEP - Programa de Educação Profissional de Minas Gerais têm até hoje para se matricular nas instituições onde se inscreveram para fazer o curso.
Neste ano, as instituições credenciadas pela secretaria de Estado de Educação (escolas particulares e do sistema S – Sesc, Senat, Senat e Sesc) oferecem 23 mil vagas para 67 diferentes cursos, em 72 municípios.
Em Montes Claros, os cursos são oferecidos na Fundação Educacional Montes Claros (Escola Técnica), no Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e no Senai - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (foto: WILSON MEDEIROS)
Os cursos são oferecidos aos alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio das escolas estaduais e jovens de 18 a 24 anos que já concluíram o ensino médio em qualquer rede.
O candidato aprovado dentro do número de vagas oferecidas deve ficar atento e procurar a instituição em que foi inscrito, pois o prazo de matrícula termina nesta sexta-feira. A partir de segunda-feira, 03 de março, as vagas ficam disponíveis para os candidatos classificados na lista de excedentes de cada curso. Os resultados e as orientações para a matrícula estão disponíveis no site da secretaria de Educação (www.educacao.mg.gov.br). As aulas começam no dia 03 de março.
Na jurisdição da superintendência regional de Ensino de Montes Claros, os cursos são oferecidos apenas nos municípios de Bocaiúva, no Colégio Excelência; e Montes Claros, na Fundação Educacional Montes Claros (Escola Técnica), no Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e no Senai - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
Mais de106 mil jovens se inscreveram para os cursos profissionalizantes oferecidos pelo PEP e como o número de vagas oferecido não é suficiente para todos, foi realizado um exame de seleção. Para os casos de empate entre os candidatos selecionados, a SEE adotou os seguintes critérios: 1º - estar regularmente matriculado no 2º ou 3º ano do ensino médio nas escolas estaduais; 2º - estar matriculado no 3º ano do ensino médio; e 3º - ter maior idade.
De acordo com a SEE, o candidato que não conseguir ingressar no curso desejado neste semestre terá uma nova oportunidade no segundo semestre, quando serão abertas novas vagas para o PEP.
MATRÍCULA
Para a matrícula, os alunos que já concluíram ensino médio (idade entre 18 e 24 anos), terão que apresentar os seguintes documentos: Original e cópia simples do Histórico Escolar, comprovando a escolaridade requerida para ingresso no curso (neste caso não vale declaração de matrícula em Escola Estadual, em 2008); 2 fotos 3 x 4; comprovante de inscrição no PEP – 2008; CPF; documento de identidade com foto; Certidão de Nascimento ou Casamento; Título Eleitoral e comprovante de quitação com o Serviço Eleitoral; comprovante de quitação com o Serviço Militar se for o caso; comprovante de endereço e assinar termo de compromisso.
O aluno matriculado na rede estadual no 2º ou 3º ano, em 2007, se menor de 18 anos, deve estar acompanhado dos pais ou responsável e munidos dos seguintes documentos: 2 fotos 3 x 4; comprovante de inscrição no PEP – 2008; CPF; documento de identidade com foto; Certidão de Nascimento ou Casamento; Título Eleitoral e comprovante de quitação com o Serviço Eleitoral; comprovante de quitação com o Serviço Militar se for o caso; comprovante de endereço e assinar termo de compromisso.
Os alunos que estavam matriculados no 2° ano, em 2007, devem apresentar a declaração de matrícula na rede estadual, em 2008; e os que estavam matriculados no 3° ano, em 2007, original e cópia simples do histórico escolar ou declaração de conclusão do Ensino Médio. Em qualquer dos casos, a declaração deve ser emitida pela escola estadual e assinada somente pelo diretor da escola, em papel timbrado, constando escola, série, turno e ano de conclusão.
O PEP
A proposta do Programa de Educação Profissional de Minas Gerais é promover a rápida expansão da formação profissional em nível médio para todas as regiões do estado. Para isso, o PEP utiliza a capacidade já instalada – escolas estaduais de nível médio, escolas credenciadas (sistema S e particulares) e escolas conveniadas (federais, municipais e filantrópicas) que compõem a Rede Mineira de Formação Profissional.
Neste ano, são oferecidos 24 cursos profissionalizantes em 81 escolas da rede estadual em 60 municípios, para 10.891 alunos, incluindo o curso normal voltado para o atendimento à Educação Infantil. Nas instituições conveniadas, são oferecidos 30 cursos para 2.044 alunos em 11 municípios. Nas 34 instituições privadas credenciadas ao PEP, são 67 diferentes cursos para 23.105 alunos, em 72 municípios. Ao todo, 36.040 jovens serão atendidos.
Neste primeiro ano do programa, para garantir as vagas das instituições conveniadas e credenciadas, o investimento é de R$ 41,8 milhões.
As instituições credenciadas foram selecionadas através de edital, em 153 municípios, incluindo todos com mais de 30 mil habitantes; que fazem parte da Rede Mineira de Formação Profissional; todos os municípios-sede de superintendência regional de Ensino; e todos os municípios-sede de microrregiões e os com maior nível de investimentos.
No 1º semestre de 2008, a SEE abrirá novo edital para o credenciamento nos municípios que ainda não foram contemplados. Caso não surjam instituições que atendam aos critérios do edital, a própria secretaria implantará cursos profissionalizantes para que os alunos dessas regiões não sejam prejudicados.
Até 2010, a meta é criar oportunidade de formação técnica para 110 mil jovens, através do PEP.
