O Cinema Comentado inaugura a mostra Cinema Brasileiro, Sociedade e História, com o filme Abril Despedaçado.
Dirigido por Walter Salles em 2001, o filme pode ser definido como um western dark, que explora o mito da fundação de um país, revelando as origens culturais de um povo.
A narrativa é ambientada em 1910 e se passa no sertão brasileiro marcado por conflitos. As disputas pela terra provocam disputas entre famílias rivais. No elenco, Rodrigo Santoro, José Dumont e Othon Bastos.
ABRIL DESPEDAÇADO
Inspirado no livro homônimo do escritor albanês Ismail Kadaré e adaptado para o cinema por Walter Salles, Sérgio Machado e Karim Aïnouz, as filmagens aconteceram entre agosto e setembro de 2000, nas cidades de Bom Sossego, Caetité e Rio de Contas, interior da Bahia.
Como em Terra Estrangeira e Central do Brasil, Abril Despedaçado reúne em seu elenco atores profissionais e não-profissionais. Na preparação dos atores, Walter Salles contou com a colaboração do diretor assistente Sérgio Machado e do ator Luiz Carlos Vasconcelos. A direção de fotografia é de Walter Carvalho e a música de Antônio Pinto, com a colaboração de Ed Côrtes e Beto Villares, e a participação especial de Siba, do conjunto pernambucano Mestre Ambrósio.
PRÊMIOS
Indicado para o BAFTA - British Academy of Film and Television Arts 2002 e ao Globo de Ouro como melhor filme estrangeiro e eleito um dos melhores filmes do ano pelo National Board of Review, Abril Despedaçado foi considerado um dos mais bonitos filmes do ano pela imprensa internacional.
PROJETO
O Cinema Comentado acontece a partir das 18 horas na sala Geraldo Freire, ao lado da câmara municipal e a entrada é gratuita. Logo após a sessão tem bate-papo com a platéia coordenado pelo jornalista e professor de Cinema, Elpídio Rocha.