Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Muito se tem discutido sobre a qualidade do ensino superior e se as instituições de ensino estão realmente preparando o acadêmico para o exercício da profissão. Uma das questões sopesadas nessa discussão é o fato de muitos estudantes concluírem a graduação – às vezes até a pós-graduação -, e não se sentirem aptos para o mercado de trabalho, ou de não desempenharem a contento suas atividades profissionais a ponto de garantir uma vaga de emprego.
Embalados pelo calor dessas discussões, empreendidas, principalmente, pelos acadêmicos, que, cada vez mais, vêm buscando junto à coordenação um corpo docente que tenha realmente condições conduzi-los pelos caminhos da graduação, o curso de Comunicação Social/Jornalismo da Soebras/Crecih vem se reestruturando, com ações práticas e interativas, criando subsídios para que os estudantes possam vivenciar a realidade da profissão ainda na academia.
Nessa perspectiva e com um entusiasmo raro se considerado o atual panorama do movimento estudantil – que há muito arrefeceu os ânimos e, hoje, mal se atem ao processo ensino/aprendizagem -, estudantes do 6º período do curso de Jornalismo se preparam para realizar um projeto que coloca em ação o veículo, indubitavelmente, dominante na comunicação atual: a televisão.
Sob a coordenação do professor Wendell Brito, da disciplina de Telejornalismo, na próxima terça-feira, 11/12, os acadêmicos apresentam, ao vivo, o telejornal Agora Crecih, reunindo as reportagens produzidas ao longo do período.
- As matérias foram produzidas pelos acadêmicos, desde a pauta até a edição. Orientados pelo professor, os próprios estudantes selecionaram as matérias que serão apresentadas no jornal. O mais interessante é que tudo está sendo preparado pelos estudantes, com respaldo da instituição – explica a acadêmica Ticyana Fonseca, que faz parte da turma e é responsável pela divulgação do projeto.
O professor Wendell Brito diz que a iniciativa tem mobilizado os estudantes, que vivenciaram todas as fases do processo de preparação de um telejornal.
- Ao longo do semestre, as equipes se revezaram como produtores, repórteres, editores, apresentadores, possibilitando a cada estudante encontrar identificação com uma ação específica. Para a produção do Crecih Agora a equipe foi montada de acordo com essas identificações, o que viabilizou a participação de todos os acadêmicos do período no projeto – conta o professor.
O coordenador do curso, Elpído Rocha diz que a iniciativa é o ideal pela perspectiva teórica, que é colocada em ação de forma extremamente rica.
- A instituição dispõe de infra-estrutura, com ilha digital e todo o aparato necessário para a realização do projeto, mas o mais importante é a iniciativa do professor e o envolvimento dos alunos, que souberam aproveitar essa estrutura e tornar real um desejo de todo acadêmico, que é vivenciar na prática o aprendizado teórico – completa.
O jornal Crecih Agora será apresentado às 20h40 de terça-feira, transmitido ao vivo em um telão montado no pátio do campus São Luis (Rua Lírio Brant, 787 – Melo), direto da ilha de edição da faculdade.
- O público será formado pelos próprios acadêmicos dos diversos cursos ministrados no campus, mas a apresentação também será aberta à comunidade, que poderá conhecer a performance dos futuros jornalistas que estão sendo formados na instituição. O desafio de falar ao público é sempre instigante e a presença de uma platéia é um importante incentivo para o acadêmico, por isso, esperamos que muitas pessoas compareçam para acompanhar nosso trabalho – convida Ticyana.
