Logotipo O Norte
Segunda-Feira,17 de Novembro

Surdos lutam por maior espaço na sociedade

Jornal O Norte
Publicado em 19/09/2008 às 11:30.Atualizado em 15/11/2021 às 07:44.

Paula Machado


Repórter



Começa na segunda-feira, 22, com a abertura no Automóvel Clube, o III seminário norte mineiro dos surdos. O encontro tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância dos surdos buscando assim a sua valorização.  Além da participação de grande número de pessoas tanto surdas quanto ouvintes, a Associação espera contribuir para a formação dos profissionais que trabalham com a pessoa com surdez. Para as pessoas que participarem será entregue um certificado de 20 horas. 



- Para obtenção do certificado é necessário participar integralmente, porém quem não puder participar da oficina 8 h, poderá receber o certificado com 12 horas somente – explica Veronícia Andreza Leite Oliveira, idealizadora e coordenadora da semana norte-mineira dos surdos.



Segundo ela, hoje muitas pessoas na sociedade ainda vêem a pessoa com surdez com certa discriminação e indiferença, mas isso tem mudado muito, em alguns lugares eles já são mais respeitados. Para ela, a lei criada pelo governo para garantir a admissão de pessoas portadoras de deficiência foi de suma importância.



- Muitas empresas já contratam as pessoas com qualquer tipo de deficiência, procurado cobrir o número de cotas exigido por lei, porém algumas ainda não estão obedecendo à lei – diz.



Ela ressalta que apesar da admissão de pessoas com deficiência, muitas empresas ainda não estão preparadas para lidar com a situação e com o tratamento adequado às pessoas portadoras de deficiência.



Para ela, no caso das pessoas com deficiência de audição ainda falta por parte das empresas uma preparação melhor, ensinar aos funcionários libras para que dessa forma possam se comunicar e ouvir aos deficientes.



CONQUISTAS



Segundo Veronícia, em 2004 havia somente 07 surdos trabalhando, hoje são mais de 40 surdos contratados.



Para ela, a pessoa surda também é capaz de realizar várias coisas, sua deficiência física não impede que eles possam ser inteligentes, criativos e espertos. Podem e devem ser tratados com igualdade e inseridos na sociedade de forma participante da cultura, costumes, histórias e particularidades que nos cercam. Um bom exemplo seria a arte.



- A arte sempre transpôs barreiras. No Brasil há grandes artistas surdos por natureza, mas que ainda não são conhecidos. Na Asmoc está sendo iniciado o trabalho de teatro com os surdos com o grupo teatral: arte surda que se apresentará durante a III semana norte-mineira dos surdos, dia 23. E esperamos que um dia pelo menos um deles esteja despontando o nível nacional - explica.



APRENDER



Para os interessados em aprender mais sobre essa segunda língua oficial do país ela dá dicas. Além do seminário com palestras da Professora e doutora Karin Strobel (surda e presidente da FENEIS), Ramon Dias de Araújo (acadêmica surda), Rosana Fróes Santos (surdo), haverá também uma passeata em comemoração ao Dia Nacional dos Surdos no dia 26 de setembro com concentração na Praça da Catedral às 8h30 e desfile do Mister e da Miss Surdos do Norte de Minas (Casa da Juventude) às 19 horas. No dia 27 uma Confraternização – convite da Asmoc e no dia 28 uma ação solidária e um culto Evangélico às 19h30 na Igreja Batista do Jardim Eldorado.



- Para os interessados em aprender é necessário procurar um bom curso de libras, que um surdo esteja sendo o professor, pois a lei dita que a libras seja ensinada “preferencialmente” por surdos, e para nós essa lei tem que ser respeitada – diz ela.



De acordo com Veronícia, a Asmoc oferece cursos de Libras, com 200 horas (básico, intermediário e avançado) e as pessoas interessadas podem procurar a Associação ou ligar nos telefones: (38)32293535 ou (38)99822351.



SEMINÁRIO CRONOGRAMA



• 22/09 abertura oficial da III Semana norte-mineira dos Surdos,Automóvel Clube – Credenciamento 18h30;



• 23/09 O surdo e a Arte – Casa da Juventude – 19h30;



• 24/09 A Sala Bilíngüe para o aluno com Surdez – Automóvel Clube – 19h;



• 25/09 O Surdo no Contexto Social – Sede da Asmoc ( Praça Raul Soares S/N, Centro) 19.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por