As provas deste ano serão aplicadas nos dias 15 e 16 de dezembro. A expectativa da superintendência regional de Educação de Montes Claros é de que cerca de 500 candidatos participem do processo
Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Nos dias 15 e 16 de dezembro, a superintendência regional de Educação de Montes Claros realiza as provas do Supletivo 2007. De acordo com Pedro Paulo, da Divisão de Capacitação de Recursos Humanos, somente no Núcleo Tecnológico Educacional da SRE-MOC, 189 pessoas se inscreveram para fazer as provas e a expectativa é de que pelo menos 500 pessoas participem do processo.
Em Montes Claros, as provas serão aplicadas na escola estadual Professor Plínio Ribeiro - Escola Normal -, credenciada e responsável pela expedição de documentos e diplomas dos Supletivos na jurisdição da SRE-MOC.
O Supletivo constitui uma referência de avaliação para jovens e adultos que não puderam concluir os estudos na idade própria (foto: ARQUIVO)
Segundo o Edital, publicado em agosto pela secretaria de estado de Educação, o conteúdo das provas será constituído das disciplinas elementares dos dois níveis ensino, como Língua Portuguesa/Redação, Matemática, História, Geografia, Biologia/Ciências, Química, Física e Língua Estrangeira.
As obras literárias indicadas para o Ensino Fundamental são: Na cor da pele (Júlio Emílio Braz); A nudez da verdade (Fernando Sabino); e Iracema (José de Alencar). Pa o Ensino Médio serão adotadas: Dia de São Nunca à Tarde (Roberto Drummond); A mão e a luva (Machado de Assis) e O quinze (Rachel de Queiroz).
De acordo com a SRE-MOC, as provas serão aplicadas de 8h às 20h e a divulgação dos gabaritos será feita no mesmo dia. A entrega do resultado está prevista para o dia 26 de janeiro de 2008.
A analista de educação, Claudenice Rosa Alves, que atua na coordenação do Supletivo, diz que as provas serão aplicadas pelo Caed – Centro de avaliação educacional de Juiz de Fora. A coordenadora diz que somente os candidatos em regime prisional e de internato por medida sócio-educativa, cujas provas serão aplicadas na Penitenciária de Segurança Máxima de Francisco Sá e no Ciansa - Centro de Internação do Menor Infrator Nossa Senhora Aparecida, serão coordenadas diretamente pela SRE-MOC.
SUPLETIVO EM MONTES CLAROS
Realizado pela superintendência regional de Montes Claros, o processo acontece na cidade desde 1972, recebendo centenas de candidatos a cada ano. Participam do processo, conforme Edital nº 02/2007, os candidatos com idade mínima de 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos Ensino Médio, completos no dia da inscrição.
Segundo a analista educacional da SRE-MOC, Rosita Mendes Freitas o processo tem uma importante função social e representa uma alternativa de melhoria de qualidade de vida.
- Em Montes Claros o Supletivo tem dado bons resultados. Apesar da inadimplência – cerca de 40% dos inscritos não comparecem na hora das provas – o processo tem sido uma ótima oportunidade para jovens e adultos adquirirem uma certificação e se inserirem no mercado de trabalho em pé de igualdade - diz a analista, que atribui a inadimplência à falta de informação e de recursos financeiros para pagar as provas.
- O governo oferece aos candidatos que não estão trabalhando com carteira assinada a oportunidade de fazer as provas gratuitamente, cobrando apenas dos candidatos que estão registrados, mesmo assim, talvez por falta de informação, muitos deixam de se inscrever ou de comparecer às provas - completa.
Rosita diz que a maioria dos alunos inscritos no Supletivo detém um bom nível de conhecimento teórico, além de uma leitura de mundo que facilita a aprendizagem.
- O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e é importante que as pessoas se habilitem. É bem perceptível a facilidade que os alunos do Supletivo têm em aprender os novos conteúdos e, normalmente, são aprovados nos exames, concluindo as duas etapas rapidamente - diz a analista.
Outras informações na SRE-MOC, pelos telefones (38) 3212-2191/3212-2806/3212-2990, ou no endereço, Avenida Mestra Fininha, 1642 – Bairro São Luiz, Montes Claros.
