Projetos sociais desenvolvidos pela Soebras atendem
desde a infância até a terceira idade
Em 2007, a REDE SOEBRAS atendeu quase 55 mil pessoas em Minas Gerais. Gente a procura de ajuda nas áreas de saúde. A previsão é que até o fim de 2008 outros 53 mil pacientes passem por uma das clínicas da entidade.
As atividades de assistência social também fazem parte da filosofia da Associação Educativa do Brasil. No ano passado, 4512 pessoas participaram dos programas desenvolvidos nos municípios onde a SOEBRAS se faz presente. Em 2008 o número de assistidos deve ser bem maior: 5100. Conheça agora os principais programas de assistência oferecidos pelas instituições ligadas à SOEBRAS.
ATENDIMENTOS MÉDICOS E ODONTOLÓGICOS
O Campus Amazonas, em Montes Claros, oferece à população carente atendimento de graça nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, odontologia, nutrição, enfermagem e biomedicina. A coordenadora administrativa do espaço, Mary Fonseca Leite, disse que somente no 1º semestre deste ano foram realizados quase 3 mil consultas e procedimentos clínicos no local.
As clínicas instaladas no Campus Amazonas possuem equipamentos de última geração e todo o trabalho dos acadêmicos é monitorado pelos professores, que são profissionais renomados na área em que atuam. O resultado é um atendimento altamente especializado e de excelente qualidade.
Os estudantes de fisioterapia, por exemplo, recebem, em média, cinco pacientes por dia. Na clínica fisioterápica são realizados procedimentos de hidroterapia, neurologia, dermato-funcional, ortopedia e traumatologia. Essas áreas têm pouca disponibilidade de vagas pelo Sistema Único de Saúde, por isso são tratamentos e exames que custam muito caros. Pela SOEBRAS o custo é zero.
As clínicas odontológicas são divididas em odontopediatria, odontogeriatria e diagnóstico bucal. Em todas existe o atendimento à comunidade. Outro destaque é a assistência à gestantes e aos portadores de necessidades especiais.
(fotos: DIVULGAÇÃO)
ATENDIMENTO OFTALMOLÓGICO
A Fundação Hilton Rocha estava em crise quando foi reinaugurada pela Associação Educativa do Brasil, no dia 14 de outubro de 2005. Com os problemas resolvidos a instituição passou a atender, em média, duzentos pacientes e realizar 40 cirurgias por dia.
Com uma equipe composta pelos mais importantes profissionais em oftalmologia do Estado, a Fundação Hilton Rocha conta com uma Clínica Social, onde são realizadas consultas com preços acessíveis para pacientes de vários cantos de Minas Gerais.
SORRISO NO CAMPO
O Programa Sorriso no Campo é do Governo do Estado em parceira com municípios e instituições de ensino. No norte de Minas, a SOEBRAS está à frente dessa ação solidária.
Os estudantes de odontologia da Funorte levam atendimento gratuito para centenas de moradores da zona rural. Eles também dão palestras, ensinam técnicas de escovação e distribuem kits para a higiene bucal.
PRÓ-SAÚDE
O programa tem como meta oferecer assistência aos idosos através de atividades físicas orientadas. Durante uma hora e meia, 3 vezes por semana, os participantes se reúnem para colocar a saúde em dia.
Nos encontros são ministrados exercícios de força, de alongamento e relaxamento. Antes das atividades é aferida a pressão arterial de cada um e uma vez por semana os alunos passam por testes para averiguar a glicemia e como está a coordenação motora.
EDUCAÇÃO POPULAR
O Projeto Educação Popular é desenvolvido em 6 núcleos espalhados por Montes Claros. Ao todo, a cada semestre, 1.200 pessoas são beneficiadas com pré-vestibulares e pré-concursos gratuitos. Centenas de pessoas atendidas já foram aprovadas em vestibulares e concursos como da PM e Prefeitura Municipal.
PROJETO BEM VIVER
O Bem Viver completou, no dia 23 de junho, 3 anos. O projeto foi idealizado pela acadêmica (até então/image/image.jpg?f=3x2&w=300&q=0.3"0" cellpadding="0" width="100%" border="0">
