Até o dia 30 de junho, uma comissão formada por 10 professores designados pelo Inep/Mec visita a instituição para avaliar cursos de graduação
Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Nesta semana, a Soebras recebe uma comissão de professores de universidades federais designados pelo Inep/MEC - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação para avaliar novos cursos da instituição.
No período de 21 a 30 de junho, uma comissão formada por Cláudio Miguel da Costa Neto, Edmar Tavares da Costa, Hernán Maldonado Vasquez, Irineo Zanella, Andréa Pacheco Batista Borges, Israel José da Silva, Francisco Javier Ramirez Fernandez, Giovani Mocelin, Ednaldo Cavalcante de Araújo e Elizabete Regina Araújo Oliveira, acompanhada dos respectivos coordenadores de cursos, visita as unidades da instituição para avaliar a qualidade do corpo docente, a organização didático-pedagógica e as instalações físicas, com ênfase na biblioteca.
A comissão do Mec permanece em Montes Claros até o dia 30 de junho para avaliação de cursos de graduação da Soebras
(foto: Wilson Medeiros)
Realizada de forma periódica com o objetivo de cumprir a determinação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Superior, a fim de garantir a qualidade do ensino oferecido pelas Instituições de Educação Superior, a Avaliação dos Cursos de Graduação é um procedimento utilizado pelo MEC para o reconhecimento ou renovação de reconhecimento dos cursos de graduação, representando uma medida necessária para a emissão de diplomas.
Durante o mês de maio, 800 instituições foram avaliadas em todo país. Neste mês de junho 400 instituições recebem a comissão do Mec, e em julho, 600, priorizando os cursos com turmas que se formarão este ano. O reconhecimento de um curso pode ser feito no início do seu funcionamento ou quando a primeira turma está se formando.
A expectativa da diretoria da Soebras é de que cinco novos cursos sejam reconhecidos pelo Mec. O resultado da avaliação será divulgado no início de julho.