Paula Machado
Repórter
Em Montes Claros, existem cerca de 30 mil idosos, segundo Izael Júnior Santos Ferreira, funcionário da coordenadoria de idosos da cidade. Como tem crescido essa população, é uma preocupação do curso garantir o bem-estar a eles. Diante do envelhecimento da população, o cuidador de idosos tornou-se fundamental. É a pessoa que faz o elo entre o idoso e a família, entre os serviços de saúde, os grupos de convivência, o médico e a sociedade em geral. Um fenômeno preocupante tem acompanhado o envelhecimento populacional: o aumento do número de abusos contra os idosos.
A capacitação de pessoas para cuidar dos idosos
é de extrema necessidade (foto: XU MEDEIROS)
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 10% dos indivíduos acima de 60 anos são atualmente alvos de sérios problemas de maus-tratos e violações dos mais diversos tipos - físicas, psicológicas, sexuais, legais ou financeiras. Evitar que problemas desse tipo aconteçam é uma das preocupações do curso.
- Os idosos já contribuíram de alguma forma para o país. Agora é a vez que deles descansarem tranqüilos e receberem em troca um tratamento de carinho e respeito de toda a população que um dia também preencherá a fatia dos idosos do futuro - revela Ana Cristina Amorim, coordenadora do curso de especialização da pós-graduação da Soebras em Montes Claros.
AUMENTO
Ela afirma que o curso tenta levar em conta que o número de idosos hoje são de 8% no Brasil, mas que em 2025 aumentará para 15%. E justamente devido ao crescimento da população não ativa do país será necessário ter pessoas especializadas para tratar desses idosos.
Como Ana Cristina ressalta, metade das vagas para o curso já foram preenchidas por pessoas que fazem graduação, mas diz que o curso também é aberto para os interessados em aprender como tratar dignamente um idoso.
PARCERIA
Como ela explica, em Belo Horizonte, Marismar, especialista em recuperação de pessoas com câncer e empresária, já aplicou esse curso com parceria do hospital BH e colheu bons resultados. Devido a isso estendeu a parceria com a Soebras.
CURSO
O curso é destinado aos cuidadores formais (profissionais da área de saúde) e informais (familiares, domésticas, e outros interessados), fornecer a capacidade necessária para a pessoa assistir a um idoso, identificar suas demandas e estimular sua autonomia, melhorando a sua qualidade de vida.
É uma profissão reconhecida e inserida na Classificação Brasileira de Ocupações do ministério do Trabalho e Emprego com o Código 5162-10 - Cuidador de pessoas idosas e dependentes e Cuidador de idosos institucional. Esta capacitação é exigida aos profissionais que trabalham em Instituições de Longa Permanência para idosos. Para o curso é de suma importância para capacitar cuidadores para lidar com idosos independentes ou dependentes, acamados ou não, inclusive em estado de demência, nas diversas instâncias de atenção – como na comunidade, em hospitais, em clínica, domicílio e instituição de longa permanência, bem como se relacionar com os seus familiares e trabalhar em equipe multidisciplinar.
EQUIPE
- O Curso conta com uma equipe multiprofissional com ampla experiência no atendimento ao idoso: médico geriatra, enfermeira, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudióloga, nutricionista e psicóloga – diz Ana Cristina.
Segundo ela, o curso possui 80 horas com aulas teóricas e estágio supervisionado com instituições e asilos conveniados. O número de vagas para inscrição no curso é de 45 vagas. Como conteúdo, será estudado várias disciplinas que moldarão todo o processo do aprendizado, como por exemplo, as disciplinas de Fisiologia do envelhecimento, abordagem das doenças mais comuns do idoso, o cuidado com o cuidador, a importância da autonomia e independência do idoso, abordagem da demência, abordagem da doença de Alzheimer, planos de cuidados, atividade física e o idoso, cuidado de enfermagem (feridas, higiene, autocuidado), prevenção de quedas, a Terapia Ocupacional e o idoso, entre outras.
INSCRIÇÃO
A inscrição para o curso é de 20,00 reais. O Valor do curso é de 300,00 reais parcelados de duas vezes, R$ 150,00 no ato da inscrição e R$150,00 no último dia de aula.
No decorrer do curso, os alunos receberão os materiais necessários como às apostilas, as bolsas personalizadas, materiais informativos e lanches.
As inscrições estão sendo realizadas no centro de pós-graduação da Soebras, situado na Rua Lírio Brant, 787, Bairro Melo. O telefone para outras informações é (38) 2101-9481.