Criado em Montes Claros
há três anos, o núcleo de
pós-graduação em Odontologia
da Soebras em Montes Claros
forma sua primeira turma
Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
O núcleo de pós-graduação em Odontologia da Soebras em Montes Claros, forma, neste mês de julho, a primeira turma do curso de pós-graduação latu sensu, com especialização em Ortodontia.
Segundo o coordenador do curso em Montes Claros, o cirurgião-dentista e professor Wagner de Sousa Ruela, o núcleo foi criado há três anos.
- A turma formada por 12 alunos é a primeira formada pela Soebras em Montes Claros e estamos com mais duas em andamento, com especialização em Ortodontia, para concluir no final desse ano. Também temos em andamento uma turma com especialização em Odontologia Legal, e outra, em Odontologia do Trabalho – diz o professor.
A clínica onde funcionam os cursos também possui consultórios onde são realizados atendimentos para a comunidade. Os alunos do curso são profissionais graduados, que já atuam no mercado.
- Temos uma média de seis pacientes por aluno e, como também temos o curso de aperfeiçoamento, estamos chegando a quase 200 pacientes atendidos na clínica, principalmente pessoas de baixa renda, que pagam apenas uma taxa para manutenção da clínica, R$ 20. O retorno para a sociedade está sendo muito positivo, e como os alunos já são profissionais formados, o nível do atendimento é muito bom, os pacientes recebem o tratamento adequado e os casos terminam bem resolvidos – ressalta o diretor.
Mensalmente, cerca de 200 pacientes recebem atendimento na clínica da pós-graduação em Odontologia da Soebras
(foto: Wilson Medeiros)
Para selecionar os pacientes, segundo Wagner Ruela, é feito um trabalho de divulgação nas escolas públicas, nos bairros de baixa renda. As pessoas vêm à clinica e é feita uma seleção dos casos que são tratáveis ortodonticamente.
- Antes, a clínica também servia de espaço para as aulas práticas do curso de graduação em Odontologia da Soebras e isso limitava nosso trabalho, pois as aulas eram de segunda a sexta-feira e eram muitos alunos. Como a clínica da graduação ficou pronta, no campus Amazonas, o espaço ficou para uso exclusivo da pós-graduação e vamos iniciar os cursos de Implante, Prótese e Endodontia, que devem começar no segundo semestre desse ano, no mais tardar, no primeiro semestre do ano que vem – explica.
Elizabeth Aguiar Simões Alves, graduada em Odontologia há quase 20 anos e que participa do curso desde o início, diz que se sente realizada profissionalmente com a especialização em Ortodontia.
- Foi muito interessante fazer essa especialização sem precisar sair da cidade. Além da facilidade, a equipe de professores é maravilhosa, transmite segurança e equilíbrio, nos sentimos motivados e confiantes para continua até o final do curso – diz Elizabeth.
A dentista salienta a importância do trabalho social realizado durante o curso.
- Fico muito feliz em poder compartilhar o conhecimento que adquiri para melhorar a estética facial dessas pessoas que são economicamente menos favorecidas. Nossa turma está terminando o curso, mas acredito que cada um de nós deu sua contribuição para esse trabalho social, que é muito importante para a comunidade – completa a dentista.
Na tarde de quarta-feira, 25, os alunos apresentaram a monografia como requisito para conclusão do curso. A colação de grau acontece no próximo mês de agosto.