Promovido pelo curso de Direito
da Soebras, o Seminário teve
como objetivo promover a integração
entre acadêmicos e profissionais da área
Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Acadêmicos dos curso de Direito da Soebras e de outras instituições, professores e profissionais da área se reuniram nos dias 08, 09 e 10 de agosto, durante o I Seminário de Direito da Soebras.
Acadêmicos e professores assistem atentos à palestra
da professora Cynara Silde Mesquita Veloso (foto: Wilson Medeiros)
Coordenado pela professora Marilda Marlei Barbosa Oliveira e Silva, o seminário promoveu um amplo debate sobre A Reforma do Judiciário e Direito Civil Constitucional, com uma série de palestras, proferidas por importantes nomes do Direito no Brasil, com o propósito de promover a integração entre acadêmicos e profissionais da área.
Na abertura, que aconteceu na quarta-feira, 08, às 19h, no Campus São Norberto, estiveram presentes a diretora da Funorte, Tânia Raquel de Queiroz Muniz; o diretor do campus São Norberto, professor Pedro Almeida; a coordenadora do curso de Direito da Soebras, professora Aurenice Teixeira e a coordenadora ajunta, Marilda Marlei Barbosa Oliveira e Silva; o presidente da 11ª Sub-Seção da OAB, Dalton Caldeira Rocha e o promotor de justiça, Ivan Eleutério Campos.
A palestra da noite teve como tema A Reforma do Judiciário: EC no 45/2004, proferida pela mestre e doutoranda em Direito Processual, professora Cynara Silde Mesquita Veloso.
Na noite de quinta-feira, também participaram do Seminário o professor José Aparecido Gomes Rodrigues, o delegado 8ª delegacia regional de Segurança Pública, Aloísio Mesquita, a juíza federal, Carla Oliveira de Carvalho, o juiz da 5ª de Direito Civil, Danilo Campo e o deputado estadual, Ruy Adriano Borges Muniz.
O tema Direitos da Personalidade foi apresentado pela promotora de Justiça, professora Reyvany Jabour Ribeiro.
O I Seminário de Direito encerrou na noite de sexta-feira, com a palestra Direito Civil Constitucional, proferida pelo professor Gustavo Tepedino, professor titular de Direito Civil da UERJ -. universidade do estado do Rio de Janeiro, doutor em Direito Civil Livre Docência, diretor da revista trimestral de Direito Civil e autor de diversas obras em Direito Civil. Tepedino possui doutorado em Direito na Itália, país onde atua também como professor do programa de doutorado em Direito Privado comparado. O palestrante exerce ainda a docência como professor visitante na Califórnia, Estados Unidos e, no ano de 1999, ministrou aulas na faculdade de Direito, na França.
Em seu quarto anos, o curso de Direito da Soebras possui 282 alunos matriculados em quatro turmas, e se prepara para estruturar seu próprio núcleo de estágio, extensão e pesquisa.
Segundo a professora Marilda Barbosa, o Seminário é uma importante atividade para a formação do acadêmico.
- Quando o acadêmico sai do espaço da sala de aula e participa de atividades complementares, ele tem a oportunidade de interagir com alunos de outras instituições e com profissionais experientes, além de compartilhar conhecimentos e vivenciar novas experiências. A participação nessas atividades, como o Seminário, promove um enriquecimento muito grande e ajuda na formação de um profissional com maior capacidade de contextualizar a aprendizagem – conclui a professora.
