Larissa Teixeira
Ascom/Soebras
Começou segunda, 19, no Campus São Norberto, o I Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica do Instituto Superior de Educação de Montes Claros (ISEMOC), que integra a Rede Soebras de Ensino. O evento é destinado as equipes docente e discente dos cursos de formação de professores do ISEMOC e de outras instituições de ensino superior. O seminário objetiva, sobretudo, socializar os conhecimentos produzidos nos componentes curriculares 'Pesquisa e Prática Pedagógica', o que possibilita assim, conduzir a reflexões de diferentes realidades educacionais pesquisadas pelos acadêmicos.
A proposta do evento é que seja estruturado para oferecer conferências, palestras apresentadas por docentes e mesas temáticas para discussões de temas relacionados à formação de professores pesquisadores e reflexivos.
PROGRAMAÇÃO
No dia 19, houve apresentação artística cultural, com a palestra "Fator E: Desmistificando a Aprendizagem", proferida pela Profª Ms. Leila Aparecida S. Miranda. Dia 20, mesa temática: "Escolas em Rede", com os participantes Profª. Gisele Costa Maia (Analista Educacional da 22ª SER de Montes Claros) e Profª Leda Clementino Marques (Gerente de Administração Escolar da Secretaria Municipal de Educação).
Na quarta, foi ministrada a palestra: "O papel da Educação diante dos desafios da Sociedade Contemporânea", proferida pela doutoranda Airam da Paz Fonseca Mota. Na ocasião, foi discutido também o 'Cinema Comentado', com a participação do coordenador do curso de Jornalismo do CRECIH/SOEBRAS, Prof. Elpídio Rocha.
Ontem, o evento ofereceu mesa temática com o tema: "Educação Inclusiva", com os participantes Prof. Ms. Jadson Rabelo, Profª. Aldíria da Conceição, Profª Simone Rocha(intérprete), Profª Anna Angélica de Castro e Prof. Sebastião Mendes Oliveira.
No encerramento, que acontece hoje, acontece a palestra: "Pesquisa como atividade intelectual para a prática docente", ministrada pelo Prof. Doutor Hercíllio Martelli Júnior, além de mostra de materiais pedagógicos com sucata que visa trabalhar a alfabetização. Na ocasião, um stand será exposto no Hospital Aroldo Tourinho, onde apresenta o projeto 'Classe Hospitalar'. Esse trabalho social é direcionado a crianças enfermas em período escolar e já atendeu mais de 600 estudantes. Essa atividade, realizada em somente 3 semestres, reúne discentes dos cursos Pedagogia e Normal Superior da Soebras.