Até domingo, 30 de setembro, membros dos conselhos municipais de Saúde e do Idoso, coordenadores dos 54 grupos da cidade que desenvolvem algum tipo de atividade com pessoas da terceira idade e voluntários participam da programação da 7ª Semana Municipal do Idoso
Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Com o tema Cuidador de hoje, idoso de amanhã, começou nesta segunda-feira, 24, a 7ª Semana Municipal do Idoso, instituída pela Lei Municipal no 2.886-01/2001. Até o dia 30 de setembro será desenvolvida uma série de atividades com o objetivo de promover a integração do idoso com a comunidade.
De acordo com o conselho municipal do Idoso,
existem em Montes Claros 30.000 idosos
(foto: Wilson Medeiros)
Coordenada pelo conselho municipal do Idoso e com participação e cooperação de projetos sociais como PSF - Programa saúde da família; CRAS - Centro de referência de ação social e Centros de Convívio; entidades de assistência à terceira idade; instituições de ensino, conselhos municipais, entre outros, a abertura oficial da Semana aconteceu ontem, no Automóvel Clube, com homenagens, apresentações artísticas e baile da saudade.
Segundo a conselheira Mariângela Oliveira, do conselho municipal do Idoso, existe atualmente, em Montes Claros, cerca de 30.000 idosos e 54 grupos registrados no Conselho.
- A realização da Semana é um importante momento para se discutir as políticas públicas preconizadas pelo Estatuto do Idoso, como estas têm sido aplicadas e o que pode ser feito para sua consolidação. Além disso, a cada ano, aumenta o número de idosos que participam da programação, e que se sentem muito valorizados. Nossa expectativa é que, nesta edição, os resultados sejam ainda mais expressivos, já que a meta é formar novos conselhos no Norte de Minas – ressalta a conselheira.
Com uma programação intensa e interativa, que acontece em vários locais da cidade e envolvendo toda a comunidade, a 7ª Semana Municipal do Idoso promove atividades inovadoras, descentralizadas e de conscientização, buscando disseminar a idéia de que o envelhecimento faz parte do processo natural da vida e que é preciso superar os preconceitos para se garantir uma melhor qualidade de vida para todos.
PROGRAMAÇÃO
Nesta terça-feira, as atividades começam às 8h, na unidade do PSF Tancredo Neves, coordenadas pelo PSF Tancredo Neves e Vila Tiradentes.
Também às 8h da manhã, haverá atividades no Centro de Convívio Raimundo Neto, promovidas pelo CRAS Major Prates; jogos recreativos para os idosos da Associação de Promoção Social, na AABB e nos centros de convívio Luizinha Gonçalves e Raimundo Neto. De 14h às 17h, as atividades também acontecem no CRAS Santos Reis.
De 8h às 17h, na Amans, acontece I Encontro Regional do Norte de Minas de Política de Atenção ao Idoso. Segundo Mariângela, o Encontro tem a proposta de debater as políticas e ações voltadas para a população idosa e deverá contar com participação de membros dos conselhos municipais de Saúde e do Idoso, coordenadores dos 54 grupos da cidade que desenvolvem algum tipo de atividade com pessoas da terceira idade e voluntários envolvidos na consolidação das políticas públicas preconizadas pelo Estatuto do Idoso.
- Também foi confirmada a presença de representantes dos 92 municípios cadastrados pela Amans, que serão capacitados para formar novos Conselhos em seus respectivos municípios – completa.
O presidente do Conselho Estadual do Idoso, Felipe Wily de Araújo também participa do Encontro.
Na quarta-feira, 26, às 19h, haverá uma reunião especial na câmara municipal para debater as políticas do idoso, que contará com a participação de diferentes setores da sociedade, com objetivo de buscar alternativas para resolver os problemas vividos pelos idosos, observando o que determina o Estatuto do Idoso.
Na quinta-feira acontece uma das atividades mais esperadas pelos idosos: o passeio no parque municipal, que neste ano também terá a cerimônia Círculo da Paz, com o mestre Cláudio Tourinho; projeto Estação Saúde; teste auditivo gratuito, entre outras atividades, promovidas pelos alunos dos cursos de Educação Física, Odontologia e Enfermagem da Unimontes. O passeio acontece de 12h às 18h.
Até domingo, 30 de setembro, haverá palestras, apresentações artísticas, caminhadas, missas e cultos evangélicos. Toda programação é gratuita e aberta à comunidade.