Começa hoje e vai até o dia 11 de maio, em Belo Horizonte, o II Congresso estadual de alfabetização, realizado pela secretaria de estado de Educação. O objetivo do evento é discutir os resultados da avaliação sobre o desempenho das mais de 100 mil crianças que entraram nas escolas municipais e estaduais de Minas aos seis anos de idade, em 2004. A avaliação foi realizada em maio do ano passado e servirá para apontar ações a serem implantadas na educação do ciclo inicial de alfabetização. Os dados iniciais da pesquisa apontam que 65% desses alunos estavam lendo como o esperado para a idade ao final de um ano.
Congresso vai analisar o desempenho de mais de 100 mil crianças que entraram na escola aos seis anos de idade no ano passado
(foto: Wilson Medeiros)
O congresso reunirá cerca de 1.600 professores que atuam no ciclo inicial de alfabetização da rede estadual de Ensino, representantes da rede municipal de Ensino por meio de membros da Undime - União de dirigentes municipais de educação, além dos profissionais que integram as superintendências regionais de ensino distribuídas em todo o Estado.
O evento pretende ainda sensibilizar os educadores sobre a importância de se realizar a próxima avaliação com os alunos que ingressaram em 2005, que acontecerá ainda neste primeiro semestre.
De acordo com a subsecretária de desenvolvimento da Educação Maria Eliana Novaes, esta não será por amostragem como a primeira.
- Queremos o envolvimento direto dos professores. Então cada professor avaliará seus alunos. O resultado desta segunda avaliação norteará os próximos passos que serão dados no segundo semestre deste ano – afirmou.
A secretaria organizou esta próxima avaliação com o intuito de checar o grau de aprendizado dos alunos do ciclo inicial de alfabetização.
PROGRAMAÇÃO
A abertura do congresso acontece hoje, às nove e meia da manhã, no auditório do Minascentro, em Belo Horizonte, com a presença da secretária de estado de Educação, Vanessa Guimarães. Durante toda à tarde de hoje ao longo dos outros dias, os participantes terão diversas conferências com o objetivo de aprimorar a alfabetização nas escolas públicas de Minas Gerais.
Para o final de 2006, está sendo preparada uma terceira avaliação por amostragem para ser comparada com a primeira, realizada em 2005.
MINAS NA FRENTE
Desde o início de 2004, o Governo do estado, implantou o ensino fundamental com nove anos de duração. Esta medida beneficiou crianças de seis anos de todos os municípios de Minas, que prontamente aderiram à medida. As redes municipais contam com o apoio do Estadual na preparação de seus educadores/alfabetizadores.
Para subsidiar e apoiar as escolas, a secretaria de Educação já desenvolveu diferentes ações como a avaliação por amostragem no final de 2005, o I Congresso estadual de alfabetização, realizado em dezembro de 2003, que reuniu mais de 1.500 professores representantes de todos os municípios do estado, realização de cursos de capacitação envolvendo professores de cada região por meio das Superintendências regionais, realização de pesquisa de opinião junto às famílias e professores para avaliar a aceitação do ensino fundamental em nove anos, realização da pesquisa de amostra, em maio de 2005, para conhecer o nível de desempenho alcançado pelos alunos de seis anos que ingressaram na fase introdutória do ciclo inicial de alfabetização, em 2004.
Outras ações foram os repasses de recursos às escolas estaduais para aquisição de materiais didáticos, brinquedos e mobiliário específico, adequação dos prédios, quando necessário, consultoria técnica para elaboração de materiais de orientação para o trabalho dos docentes do ciclo, publicação da resolução sobre organização e funcionamento do ensino fundamental com nove anos de duração.