Naíma Rodrigues
Repórter
onorte@onorte.net
· Através da reciclagem de livros, Herculano Nobre, dono de um sebo no Calçadão Popular Conrado Pereira, vende os mais diversos tipos de livros com preços bastante acessíveis. Os livros são lixados e colados para manter uma durabilidade maior e proporcionar a todas as classes sociais uma leitura de qualidade. A livraria de reciclagem apresenta uma grande diversidade de leitura, que vai do infantil ao pornográfico, dos religiosos aos científicos, proporcionando ainda leituras sobre romances, aventuras e livros didáticos.
Para Herculano Nobre é através da leitura que se descobre um novo horizonte com novos personagens, números, palavras e diversões. Os livros apresentam preços que variam de 1 a 300 reais. Mas, segundo ele, a grande procura nesse mundo literário é pelos preços, por isso, os leitores optam por livros entre 1 e 30 reais; a saída maior fica com os religiosos e, na seqüência, os didáticos.
A banca proporciona uma variedade de livros para todos os gostos e expõe cerca de 2.500 títulos na pequena lojinha. Em média cinco livros são vendidos por dia. A reciclagem se tornou uma forma econômica para aqueles que gostam de ler e adquirir conhecimento.
- Vendo todos os tipos de livro, em inglês, francês, português, espanhol e italiano, e, através da leitura que pratico diariamente, aprendi a falar um pouco de cada língua. Na minha loja nenhum livro é jogado fora: todos são uma forma diferente de ver o mundo e, além dos 2.500 livros que tenho expostos, há mais 13.500 guardados em casa - diz Herculano.
LIVROS DIDÁTICOS
No sebo também é realizada a compra de livros usados, aqueles que já foram lidos e relidos e que são repassados para que outros possam compartilhar desses conhecimentos. Um bom exemplo é a venda dos livros didáticos.
- Com a volta das aulas, muitas pessoas que estão à procura de bons preços vêm até aqui para poder adquirir os livros didáticos. Acredito que essa é uma boa forma de conservar os livros e poder transmitir conhecimento a todos de forma igual e por um preço justo - diz o comerciante.
CLIENTE ASSÍDUO
Herculano Nobre lê cerca de um livro por dia, e afirma que é muito bom saber um pouco de tudo. Por isso, ele lê livros de física, matemática, história e, entre os seus prediletos, se destacam os de língua estrangeira. A pequena loja tem clientes assíduos como o jornalista Osvaldo Alves Antunes, que foi proprietário do extinto O Jornal de Montes Claros.
LIVROS REGIONAIS
Entre os livros mais caros estão os de Nelson Vianna, falecido escritor montes-clarense que em sua obra relata a história da cidade, que custa cerca de R$ 300. Em seqüência, surge o livro do também falecido historiador Hemes de Paula, por R$ 100, mas, segundo Herculano Nobre, os livros de escritores populares, como Amelina Chaves, custam entre 5 e 15 reais:
- Para aqueles que gostam de apreciar uma boa leitura antes de dormir ou em ambiente tranqüilo, com uma boa música de fundo, a compra de livros reciclados é uma ótima opção.