Larissa Teixeira
Ascom/Soebras
Iniciou-se ontem, quinta-feira, a I Jornada acadêmica de Medicina, evento promovido pelas Funorte - Faculdades Unidas do Norte de Minas e Unimontes - Universidade Estadual de Montes Claros. Na abertura, realizada no auditório da Sociedade Rural, estiveram presentes o deputado estadual Ruy Muniz, que é também fundador da Funorte, a diretora geral da Funorte Raquel de Queiroz Muniz, a coordenadora do curso de Medicina Magna de Quadros Coelho, o reitor da Unimontes Paulo César Almeida, além de docentes e profissionais da área médica. A solenidade de abertura contou com a presença do professor Alcino Lázaro da Silva, que integra o corpo docente da UFMG. O tema enfocado foi: Quo Vadis Universitas.
A jornada objetiva incentivar os discentes no resgate contínuo da memória da saúde regional, através da homenagem àqueles que contribuíram e também contribuem para o desenvolvimento científico-acadêmico e assistencial do Norte de Minas. Outra finalidade da JAM é propiciar a vivência em eventos científicos, inclusive na organização.
Durante a programação, serão discutidos pelos estudantes, uma gama de temas na área de saúde, com análise a biologia molecular, com seus fundamentos e aplicações clínicas; o método PBL; áreas da oncologia, demartológica, entre outras. Os participantes podem, ainda, compartilhar de mesas-redondas e apresentação de trabalhos científicos.
PROFISSIONAIS DE RENOME
Ontem, durante o dia, os trabalhos dos discentes: Roberta Pacheco dos Santos, Marcelo Geraldo Alves Júnior e André Luiz Rodrigues Fróes foram apresentados à banca, dirigida por profissionais de renome regional, os docentes Leda Teixeira, Hubert Caldeira e Maria do Carmo Tolentino Figueiredo.
A Jornada acadêmica de Medicina é um projeto de extensão organizado pelos estudantes de Medicina da Funorte e Unimontes. É inspirada no modelo da Jornada acadêmica de Cirurgia - JAC concebida e conduzida pelo professor Alcino desde 1993, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas.
O evento se estende até dia 6, onde acontece uma conferência de encerramento às 10h20, com o tema: Sobre feijões, livre-arbítrio e neurociência , proferida pelo professor José Elvano Moraes, do Centro de Pequisa em Neurociência da Faculdade de Medicina do Vale do Aço - Famevaço.
Cerca de 50 trabalhos serão apresentados durante a jornada, sendo abordados diversos temas, entre os quais: HPV: Prevenção e tratamento, Conduta médica no estupro, Leishmaniose visceral, Biologia molecular e Atendimento inicial. Os melhores artigos serão premiados com certificados e livros didáticos. Logo após a entrega dos prêmios, haverá homenagem discente aos docentes.
