Da Agencia Minas
O Governo do Estado vai examinar a possibilidade de promover correções nas tabelas salariais dos professores da educação superior vinculados à Universidade do Estado de Minas (Uemg) e à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Foi o que informou a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, ao reunir-se na última segunda-feira (19), em Belo Horizonte, com dirigentes e representantes dos docentes das duas instituições. No encontro, foi entregue documento no qual são apresentadas as distorções e quadro comparativo com salários pagos aos professores de outras universidades públicas.
Segundo Renata Vilhena, os estudos a serem realizados pela Seplag dependerão de orientação da Câmara de Coordenação Geral, Planejamento, Gestão e Finanças – presidida pelo vice-governador, professor Antonio Augusto Anastasia -, tendo em vista, principalmente, os limites e restrições estabelecidas na Lei de Responsabilidade Fiscal no que se refere aos gastos com pessoal.
Participaram do encontro o reitor e vice-reitor da Unimontes, professores Paulo César Gonçalves de Almeida e João dos Reis Canela, respectivamente; o vice-reitor da Uemg, professor Dijon de Moraes Júnior; a presidente da Associação dos Docentes da Unimontes (Adunimontes), professora Marise Fagundes Silveira; e os diretores da entidade, professores Alfredo Maurício Batista de Paula e Ilva Ruas de Abreu; juntamente com a professora Maria de Freitas Chagas, representante dos docentes da Uemg.
Também estiveram presentes à reunião, pela Unimontes, o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, professor Wagner de Paulo Santiago; a diretora de Desenvolvimento de Recursos Humanos, professora Denise de Oliveira Lima; e a diretora-administrativa do Hospital Universitário Clemente de Faria, administradora Joelina da Conceição Alves de Almeida.
Na avaliação do reitor da Unimontes, “a reunião foi muito produtiva, sobretudo porque ficou evidenciado o interesse do Governo de Minas em examinar a situação salarial dos professores das duas Universidades”. Anteriormente, o reitor já havia discutido o assunto com a própria secretária Renata Vilhena e, também, com o vice-governador, professor Antonio Augusto Anastásia, e com o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alberto Portugal.
O professor Paulo César de Almeida disse estar confiante numa solução satisfatória. “Em todos estes contatos, constatei a sensibilidade e a preocupação das autoridades governamentais, daí a razão do nosso otimismo”, assinalou o reitor. Ele informou ainda que, nos próximos dias, deverá ser encaminhada à Seplag proposta de correção nas tabelas salariais dos servidores técnico-administrativos da Unimontes, contemplando tanto o pessoal do setor de saúde (Hospital Universitário Clemente de Faria) como os servidores das demais áreas da instituição.