Logotipo O Norte
Sexta-Feira,14 de Novembro

Saboerando a matemática: Projeto promove a integração da comunidade escolar

Jornal O Norte
Publicado em 03/12/2007 às 10:50.Atualizado em 15/11/2021 às 08:24.

Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net



A comunidade escolar da escola estadual Benjamim Versiane dos Anjos participa do projeto Saboreando a Matemática, com o objetivo de conhecer novas metodologias de ensino-aprendizagem e despertar o interesse dos estudantes pela disciplina.



Realizado dentro do projeto Reforço e Acompanhamento Escolar, promovido pelo professor de História, Odair José e pela professora Zilda Rodrigues, que também é estudante de Pedagogia, o projeto reuniu cerca de noventa pessoas, entre elas, estudantes do Ensino Médio da escola Benjamim Versiane dos Anjos, pais e professores, além de acadêmicos de vários cursos de graduação da Soebras, que montaram suas próprias oficinas em apoio ao projeto.



A professora Zilda Rodrigues diz que os acadêmicos desdobraram o tema Saboreando a Matemática, abordando diferentes temas, utilizando, inclusive de recursos práticos para ensinar a matemática aos estudantes. Segundo a professora, um dos pontos altos foi a utilização do xadrez como recurso metodológico, cujo torneio atraiu a atenção de todos.



- O projeto de reforço e acompanhamento escolar já acontece há algum tempo na escola e, além das aulas de reforço, nossa meta é também promover encontros como esse, com o objetivo de estimular o aluno a estudar espontaneamente e com prazer, e não apenas para cumprir suas obrigações escolares. Envolver estudantes de diferentes níveis, acadêmicos e pais em um mesmo espaço é importante porque promove a interação e aguça o interesse pelos estudos. O resultado é um estudante mais comprometido e dedicado – explica a pedagoga.



Outra atração do projeto foi a apresentação do grupo de dança da igreja Batista Renascer, formado por alunos do Ensino Médio.



O professor Odair José diz que o projeto foi idealizado com a intenção de acompanhar os estudos e valorizar a auto-estima dos alunos de escolas públicas de Montes Claros.



- Desde o mês de outubro estamos acompanhando alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio da escola Benjamim Versiane dos Anjos, no Grande Renascença, com reforço pedagógico, no horário contrário ao das aulas regulares, nos turnos matutino e vespertino. Agora vamos estender o projeto à escola estadual Antônio Canela, no bairro São Geraldo, com a aplicação do reforço a partir da 8ª série. A seleção dos alunos já está sendo feita e vai abranger, também, alunos dos bairros Chiquinho Guimarães e Major Prates. – conta o professor.



Odair diz que a seleção dos alunos está sendo feita pelos supervisores da escola, tendo como principal critério as notas.



- Também estão sendo observados os alunos que apresentam uma baixa auto-estima – completa o professor que explica que o projeto, além de se preocupar com o conteúdo teórico, também aposta na valorização da auto-estima e da criatividade e na socialização do estudante.



Além das aulas de reforço, os alunos participam de atividades como gincanas e pedágios, com a participação de acadêmicos do curso de Educação Física e de projetos interdisciplinares, como o Saboreando a Matemática, que envolvem toda a comunidade escolar.



Zilda conta que a experiência tem sido gratificante, pois os alunos são dedicados e muitos que não foram selecionados procuram por vagas.



- Também temos recebido muitas adesões de acadêmicos voluntários, o que amplia o número de vagas, beneficiando mais estudantes – completa.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por