Orientações práticas

Revisões leves e foco na prática: estratégias para o segundo dia do Enem

Leonardo Queiroz
leonardoqueiroz.onorte@gmail.com
Publicado em 14/11/2025 às 05:56.
“Este é o momento de revisar com estratégia e manter o controle emocional”, explica a professora do Indyu, Fabiana Carneiro (Leonardo Queiroz)
“Este é o momento de revisar com estratégia e manter o controle emocional”, explica a professora do Indyu, Fabiana Carneiro (Leonardo Queiroz)

Passada a tensão do primeiro domingo de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado em 9 de novembro, os estudantes voltam suas atenções para a segunda etapa do exame, que acontece neste domingo (16) em quase todo o Brasil. A exceção é para as cidades de Belém (PA), Ananindeua (PA) e Marituba (PA), onde as provas serão aplicadas no fim de novembro e início de dezembro devido à realização da COP30.

Agora, os candidatos enfrentarão as áreas de Matemática e Ciências da Natureza, disciplinas que costumam exigir raciocínio lógico, interpretação de gráficos e domínio de fórmulas. O desafio, segundo professores, é equilibrar o cansaço acumulado com uma rotina de estudos eficiente e leve nesta final.

A professora Fabiana Carneiro, do Colégio Indyu, explica que este é o momento de revisar com estratégia e manter o controle emocional. “A melhor estratégia para o candidato ter um bom desempenho neste segundo domingo é revisar mapas mentais, resumos e fórmulas importantes, além de resolver questões. É fundamental que ele pratique com simulados e provas anteriores, pois isso ajuda a treinar o controle do tempo e a identificar os comandos das perguntas”, orienta.

Ela destaca ainda a importância de manter uma postura positiva. “Torna-se relevante também manter pensamentos otimistas, nada de ficar pensando na prova anterior. Evite grupos que costumam especular conceitos e teorias sem comprovação, ou seja, sem credibilidade”, completa a professora.

Sobre a organização dos estudos na última semana, Fabiana reforça que o ideal é revisar com calma e foco os conteúdos mais recorrentes. Segundo ela, o excesso de esforço nos últimos dias pode ser contraproducente. “O descanso é fundamental, pois o candidato ficará sentado por horas e, além disso, precisa manter o poder de concentração. Assim, deve traçar estratégias tanto para os dias que antecedem a prova quanto para o momento de sua realização”, aconselha.

Entre as orientações mais práticas, a professora lembra da importância de administrar o tempo durante a prova e de manter a atenção na leitura dos enunciados. “Como em qualquer processo seletivo, o candidato deve administrar bem o tempo. Não é recomendável gastar minutos excessivos em somente uma questão; se necessário, avance e retorne ao final. Outro ponto relevante é a atenção à leitura dos enunciados, pois detalhes podem ser determinantes. Conforme mencionado anteriormente, é fundamental conferir o tempo restante e verificar se todas as respostas foram marcadas, revisando aquelas que geraram dúvidas. Essas estratégias contribuirão significativamente para o êxito no Enem”, reforça.

Para apoiar os alunos nesta final, o Colégio Indyu realiza nesta sexta-feira (14) a Super Revisão do Enem, reunindo professores de diferentes áreas. A professora Janaina ficará responsável pelo conteúdo de Matemática; o professor Emerson, por Física; o professor Cristiano, por Biologia; e o professor Plínio, por Química. A proposta é revisar, de forma dinâmica e objetiva, os principais tópicos cobrados no exame, oferecendo aos estudantes um último reforço antes da prova.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por