Da Ascom/Unimontes
Professores e acadêmicos do curso de Direito da Universidade estadual de Montes Claros (Unimontes) promovem nesta quarta-feira (18/06), às 19 horas, no auditório do prédio 1, no campus universitário Professor Darcy Ribeiro, o I seminário “Reforma do Judiciário – Uma Investigação Interdisciplinar”. O evento tem como objetivo divulgar os resultados parciais das produções científicas desenvolvidas entre julho de 2007, quando a pesquisa sobre a proposta de emenda constitucional 45/2005 foi iniciada, até os dias atuais.
Elaborado conjuntamente pelos docentes dos departamentos de Direito Privado, de Direito Público Adjetivo e de Direito Público Substantivo, do centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), o projeto “Reforma do Judiciário – Uma Investigação Interdisciplinar” é desenvolvido em âmbito institucional, sendo aprovado pelo conselho de ensino, pesquisa e extensão (Cepex). Participam 12 professores e 150 acadêmicos, todos voluntários.
Nesta primeira edição do Seminário, serão apresentadas 15 produções de acadêmicos do 1º ao 8º período, na forma de artigos científicos, projetos de pesquisa e resumos, sendo acompanhados pelos coordenadores da pesquisa para apreciação dos trabalhos e debates sobre os temas afins.
A importância do evento é destacada pelo professor Sebastião José Vieira Filho, diretor do CCSA, ao ressaltar que a “pesquisa por ser ampla, tem um caráter multidisciplinar, permitindo a integração entre profissionais, docentes e acadêmicos em diversas áreas do Direito”. Ele lembra, ainda, que o seminário, a partir da apresentação dos primeiros trabalhos, estimulará a visão crítica dos alunos sobre os temas atuais, consolidando a produção científica na área jurídica ainda no ambiente universitário. “Certamente, haverá desdobramentos dos temas atendendo à demanda do nosso curso”, finaliza.
O projeto sobre a Reforma do Judiciário está dividido em três etapas: 1) Revisão Bibliográfica - com pesquisas sobre doutrinas, códigos, legislações e tratados internacionais; 2) Pesquisa Documental - consultas processuais, de autos e de jurisprudências, com visitas a fóruns e outros órgãos; e 3) Produção de Artigos Científicos. O prazo para sua conclusão é de dois anos.
