Logotipo O Norte
Terça-Feira,26 de Novembro

Reforço escolar tem aproveitamento de 70% na rede municipal de ensino

Jornal O Norte
09/03/2006 às 09:39.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:30

O projeto Crer-Sendo na Leitura, implantado na rede municipal de Ensino no período de 8 de agosto a 20 de dezembro de 2005, obteve resultados positivos. A conclusão é da equipe técnica da secretaria municipal de Educação, que conduziu o processo de reforço escolar para 1.592 alunos matriculados no ciclo intermediário, que abrange do 3º ao 5º ano, oriundos de 32 escolas da RME.

Conforme o relatório final que leva a assinatura das professoras, Shirley Patrícia Almeida e Lucimary Wanderley Boaventura, respectivamente coordenadoras da divisão do Ensino Fundamental e Médio e do Ciclo intermediário, desse total, 1.128 estudantes conseguiram recuperar-se, o que corresponde a um aproveitamento de 70,85%. Os que não obtiveram êxito somaram 25, enquanto os que deixaram a desejar no campo da freqüência chegaram a 143. Já os alunos em processo de alfabetização abrangidos pela iniciativa totalizaram 296.

LITERATURA

A equipe responsável pelo trabalho destacou no relatório a importância da Literatura no desenvolvimento de cada estudante, incentivando-lhe o hábito da leitura; a boa receptividade que o projeto encontrou junto à classe discente; e a possibilidade de ampliar o tempo de duração do reforço escolar, sobretudo para facilitar a aquisição das habilidades lingüísticas previstas inicialmente.

O relatório conclui que alunos com alta defasagem de aprendizagem necessitam de acompanhamento sistemático, em tempo maior, para que atenda ao objetivo de construção do conhecimento.

O Crer-Sendo na Leitura ocorreu a cada dois dias na semana, em módulos de 1h20m, por turma, e no contra-turno – os alunos que estudavam de manhã receberam o reforço à tarde e vice-versa – não acarretando, portanto, prejuízos de freqüência ou de aprendizado nas aulas normais.

CAPACITAÇÃO

Além de fornecer aos educadores encarregados de executar o projeto um portfólio para registrar avanços e retrocessos do estudante, a secretaria de Educação capacitou cerca de 60 supervisores e professores com perfil de alfabetizadores para assegurar o bom andamento das atividades.

Basicamente, eles foram instruídos a desenvolver atividades com textos literários, contemplando dois grupos distintos de alunos: os que ainda não haviam iniciado o processo de alfabetização e os que, apesar de alfabetizados, sentiam dificuldades de  acompanhar os colegas situados no mesmo nível de escolaridade.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por