Logotipo O Norte
Sexta-Feira,14 de Novembro

Prova Brasil avalia estudantes da rede pública de todo país

Jornal O Norte
Publicado em 09/11/2007 às 10:22.Atualizado em 15/11/2021 às 08:22.

No Norte de Minas, alunos de


350 escolas da rede pública


respondem aos questionários que


serão aplicados até o dia 20 de novembro



Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net



Até o próximo dia 20 de novembro, o Mec - ministério da  Educação realiza em todo país a avaliação da educação básica, através da Prova Brasil, que avalia o rendimento escolar, e da Aneb, que avalia a educação básica.



Os testes estão sendo aplicados em todas as escolas da rede pública do país.



A Prova Brasil é anual e avalia alunos de 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e se constitui numa importante ferramenta de análise do desempenho da educação, contribuindo para a formulação de alternativas pedagógicas e administrativas para melhorar o desempenho dos alunos. O teste é aplicado a todos os estudantes regularmente matriculados e os dados estatísticos são nacionais, por estado, por município e por escola participante, o que facilita na análise e na correção de distorções, resultando, consequentemente, na melhoria do sistema de ensino.



A Aneb - Avaliação Nacional da Educação Básica é realizada desde 1995 e aplicada, a cada dois anos, a alunos de 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio das redes pública e privada, nas áreas urbana e rural.



Diferente da Prova Brasil, que envolve todos os alunos da área urbana, a Aneb é feita por amostragem, isto é, apenas uma parcela dos alunos matriculados nessas séries responde ao exame.



Alunos matriculados nas 350 escolas dos 30 municípios sob a jurisdição da SRE-MOC respondem aos questionários formulados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do ministério da Educação (Inep/MEC), e que estão sendo aplicados pelos próprios professores, coordenadores pedagógicos e diretores das escolas.



As avaliações serão aplicadas no período até dia 20 de novembro e a expectativa do Mec é de que cerca de 5 milhões de alunos participem da avaliação este ano.



As provas são facultativas e gratuitas, mas a escola, município ou estado que deixa de responder aos exames não tem o Ideb calculado, não podendo, assim, participar dos programas baseados nas metas previstas pelo Compromisso Todos pela Educação, do Mec, que inclui temas como alfabetização, formação de professores e gestão de recursos para educação.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por