Da Ascom/Unimontes
A solenidade de abertura, prevista para as 8h30, será presidida pelo reitor da Unimontes, professor Paulo César Gonçalves de Almeida. Logo em seguida, haverá uma abordagem sobre a importância do debate e da proteção do conhecimento, com pronunciamentos da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Silvia Nietsche; e dos professores Edney Neto Chagas, gerente de Proteção à Propriedade Intelectual da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig); Dario Alves de Oliveira, coordenador do Núcleo “Ágora”/Unimontes; e Rubén Dario Sinisterra Millan e Elza Fernandes de Araújo, coordenadores da Rede Mineira de Propriedade Intelectual.
Às 10h30, estará em discussão o tema “Acesso ao patrimônio genético e aos conhecimentos tradicionais”, com a conferência “Folklore ou Know-how? O conhecimento tradicional como base para inovação tecnológica”, a ser ministrada pela pesquisadora Elaine Elisatscky, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS).
Na parte da tarde, a partir das 14 horas, haverá debate sobre “Inovação e Propriedade Intelectual em Empresas de Base Tecnológica que desenvolvem Pesquisa no Norte do Estado de Minas Gerais”. O tema será enfocado pelos diretores de Gestão Tecnológica de duas empresas da região: Luciano Vilela (Bioom Tecnologia) e Américo Craveiro (Vallée).
Na sexta-feira, as atividades serão reiniciadas às 8h30, com a mesa redonda “Proteção à biodiversidade e aos conhecimentos tradicionais associados”. O professor Áureo Eduardo Magalhães Ribeiro, da Universidade Federal de Lavras (Ufla), vai falar sobre o “Saber tradicional e redes de trocas econômicas”. Em seguida, estará em debate a “Situação atual e perspectivas das populações tradicionais do Norte do Estado de Minas Gerais em relação proteção da biodiversidade e dos conhecimentos tradicionais - Comunidades do cerrado”. A questão será abordada pelo professor Carlos Rodrigues Brandão, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e também pesquisador de desenvolvimento científico e tecnológico regional na Unimontes.
Serão apresentadas, ainda, as conferências “Propriedade Intelectual e Gestão Estratégica da Biodiversidade”, pelo professor Alexandre Guimarães Vasconcelos, da Academia de Propriedade Intelectual do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI); e “A proteção dos conhecimentos tradicionais na Amazônia Brasileira e a experiência na Comissão do Amazonas na Rede Norte de Propriedade Intelectual, Biodiversidade e Conhecimento Tradicional”, pela pesquisadora Fabiana dos Santos e Souza, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).