A Unimontes, através do núcleo de estágio curricular supervisionado (NECS), constituído pelo departamento de Estágios e Práticas Escolares, vinculado ao centro de Ciências Humanas (CCH), desenvolve um projeto piloto junto a escolas da rede pública de ensino, com o intuito de aproximar os acadêmicos dos cursos de licenciatura ao ambiente de trabalho a ser encontrado após a conclusão da graduação. As atividades foram iniciadas em março último, nas escolas estaduais Carlos Albuquerque e Filomeno Ribeiro, em Montes Claros, contando com a participação de 110 acadêmicos, coordenados por 14 professores.
LINHAS DE TRABALHO
Acadêmicos dos cursos de Artes, Ciências Biológicas, Educação Física, Filosofia, Geografia, História, Letras/Português, Letras/Inglês, Normal Superior, Pedagogia e Matemática, da Unimontes, vêm desenvolvendo três linhas de trabalho: caracterização, observação e execução de projetos. No primeiro momento, a partir da discussão em sala de aula e com os próprios diretores, supervisores e professores das escolas atendidas, será elaborado diagnóstico de cada estabelecimento de ensino, incluindo a avaliação dos recursos humanos, da estrutura física e metodologia de ensino, além de entrevistas.
- Toda produção está sendo documentada, pois nossa intenção é otimizar a relação da Universidade com a educação básica e, conseqüentemente, redimensionar o estágio curricular, agregando-o à pesquisa e à produção científica, explica a professora Luzimara Silveira Braz Machado, chefe do departamento de Estágios e Práticas Escolares, destacando, também, a importância da parceria estabelecida, nesta iniciativa, entre a Unimontes e a secretaria de estado de Educação, através da 22ª superintendência regional de Ensino, com sede em Montes Claros.
ESTÁGIO CURRICULAR
De acordo com Luzimara, esta é a primeira vez que a proposta de estágio curricular está sendo aplicada simultaneamente a vários cursos de licenciatura, que trabalharão com alunos do ensino médio e de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental.
- Os projetos estão sendo organizados em conjunto com os professores das escolas atendidas. Por se tratar de um trabalho pioneiro, a auto-avaliação é de suma importância, pois dessa forma é analisada a viabilidade do trabalho coletivo, acrescenta a professora Luzimara que diz que a proposta é aplicar o projeto nos anos seguintes com as turmas subseqüentes.
RESULTADOS
De 12 a 14 de junho próximo, a Unimontes promove o II Encontro institucional de prática de ensino e estágio curricular supervisionado, quando serão apresentados os primeiros trabalhos a respeito da experiência a ser vivenciada nas escolas estaduais Carlos Albuquerque e Filomeno Ribeiro, e resultados relativos aos estágios supervisionados. Durante o encontro acontecem, também, oficinas, palestras, mini cursos e exposições de trabalhos científicos.