Fabíola Cangussu
Repórter
A estudante Jeniffer Juliana Cardoso, 19, aluna do projeto de educação popular do grupo Soebras, conquistou o primeiro lugar no curso de Enfermagem, no vestibular da Ação Soebras.
Jeniffer Cardoso conquistou o
primeiro lugar no curso de Enfermagem
(foto: FABIOLA CANGUSSU)
Jeniffer estudou o primeiro e segundo graus na escola Estadual Professor Plínio Ribeiro, e no primeiro semestre deste ano, começou a participar das aulas no projeto de educação popular do núcleo São Judas.
- Para mim foi fundamental ter ingressado no pré-vestibular popular. Pois sempre estudei em escola pública. Sem o projeto, meu sonho de ingressar num curso superior seria muito mais difícil. Por falta de condições financeiras eu não poderia freqüentar um cursinho – comenta a estudante.
A estudante conta que ter um projeto que especializou em propiciar que todos tenham acesso a universidade representa um avanço social importante para a cidade.
- Não resta dúvida que projetos desse tipo democratizam a educação em Montes Claros. Meu sonho começou a se concretizar. Escolhi o curso de Enfermagem porque sempre achei importante ajudar as pessoas, e isso é causou identificação com o projeto, pois lá todos têm interesse em nos ajudar a sonhar e realizar – ressalta Jeniffer.
Outra pessoa extremamente feliz com o projeto é Sandra Cardoso, mãe de Jeniffer, que demonstra o orgulho pela conquista da filha a todo o momento.
- Não tenho palavras para agradecer o projeto. Mas minha filha mereceu que as pessoas apostassem nela. Jeniffer sempre foi uma menina estudiosa. Ela sempre teve como objetivo os estudos. Enquanto muitas meninas na idade dela ficam saindo, indo a festinhas, minha filha ficava em seu quarto rodeada de livros e cadernos. O mais bonito nisso tudo é que ela sabia que iria vencer – enfatiza a mãe.
Sandra enfatiza também que a filha falou a todos que iria tirar o primeiro lugar do curso. Mas segundo a mãe, o pai de Jeniffer não acreditou muito na promessa da filha.
- No dia do resultado Jeniffer contou ao pai sua conquista. Ele abraçou sem acreditar muito. Depois ele veio até mim e perguntou se era verdade. Então mostramos o papel confirmando que nossa filha era uma grande vencedora. Sem conter o orgulho, João saiu de casa mostrando o resultado a todos os amigos. – relata Sandra.
Além de Jeniffer ter garantido a vaga na universidade, a conquista tem outro peso para a família. É o que garante Sandra.
- Minha filha é a primeira pessoa da família a entrar na universidade. Ela é um exemplo para todos nós. Sei que meus outros dois filhos irão se espelhar na garra e dedicação e Jeniffer, que irá mudar a história de toda nossa família. Tenho certeza que primos e vizinhos também colocarão os estudos como um dos grande objetivos de vida. Esperamos que o projeto de educação popular continue ajudando as pessoas a conquistar sonhos - conclui a mãe entre sorrisos.
EDUCAÇÃO POPULAR
Criado em fevereiro de 2007, o projeto Educação Popular surgiu com a intenção de proporcionar a jovens carentes à oportunidade de acesso ao ensino superior. Desde seu início, o projeto, promovido pela Funorte/Soebras e coordenado pelo professor Everaldo Ramos, vem registrando ótimos resultados, tendo vários estudantes participantes aprovados no vestibular.
Atualmente, atende mais de 2000 jovens de sete unidades, nos bairros: Independência, São Judas, Major Prates, Amazonas, Santo Expedito, JK, Delfino Magalhães, em Montes Claros, além da comunidade de Porteirinha, no Norte de Minas.
