Começa nesta sexta-feira, no salão infanto-juvenil Marcolina Athayde Rebello, na avenida deputado Esteves Rodigues, próximo ao prédio da prefeitura, o projeto Criançamento, com atividades nas áreas de literatura, teatro, dança e música, além de práticas de produção de texto e que pretende atender 40 crianças entre nove e 12 anos, da escola municipal João Valle Maurício e outras 40 do Centro de convívio Curumim Os alunos vão se encontrar com os professores uma vez por mês, pela manhã e à tarde.
O projeto que começa nesta semana e vai até dezembro é uma iniciativa da secretaria municipal de Cultura, através da Biblioteca pública municipal Antônio Teixeira de Carvalho, em parceria com a secretaria municipal de Educação e a Apas.
PRÁTICA DA LEITURA
O Criançamento surgiu durante a primeira semana do Livro e da Leitura, realizada em outubro do ano passado. Segundo o coordenador do projeto, Guilherme Rodrigues, a intenção, além de contribuir com a difusão da leitura, é colocar a biblioteca infantil como referência nas ações e fomento nas práticas de leitura e produção de textos.
Os trabalhos de narração e criação de histórias vão ser coordenados pelo Tio Manoel de Oliveira e Cecília Moura, o teatro fica com o grupo Grande Palco, e professoras de literatura vão coordenar a produção de textos.
No final do ano os trabalhos dos alunos vão ficar expostos no salão infanto-juvenil Marcolina Athayde Rebello.