Nos dias 4 e 11 de abril, a prefeitura de Montes Claros realiza curso de formação do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. A iniciativa da secretaria municipal de Educação (SMEDU) visa capacitar, respectivamente, duas turmas de gestores, supervisores e professores que atuam na educação infantil e no ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino. O evento, que ocorre sempre das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min na sala de reuniões da SMEDU, tem a coordenação da Divisão de Projetos e Programas, ligada à Gerência Técnico-Pedagógica. A estimativa é de que participem cerca de 70 pessoas em cada um desses dias.
PROGRAMAÇÃO
O curso será aberto com a palestra TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção – Heperatividade), feita pelo terapêuta ocupacional da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Leonardo Valesi Valente.
Em seguida haverá oficinas desenvolvidas a partir de dois textos: Paradigma do século 21, de Romeu Kazumi Sassaki, e A hora da virada, de Maria Teresa Égler Mantoan, ambos publicados na edição de outubro de 2005 de Inclusão – revista da educação especial, do ministério da Educação.
O primeiro texto esclarece as diferenças existentes entre os paradigmas da integração e da inclusão, numa perspectiva histórica, e aponta práticas de transição, além de elaborar mais profundamente o campo educacional e descrever as principais características das escolas inseridas no contexto dos princípios da inclusão.
O segundo trata de maneira breve a evolução da educação especial no Brasil e das dificuldades encontradas para a implementação da inclusão escolar.
Maria Teresa Égler defende a urgente transformação das escolas comuns que, no seu entender, precisam adequar-se à lei no que se refere ao direito à educação.
Na parte da tarde, após a equipe da Divisão de Projetos e Programas apresentar os tipos de serviços de atendimento especializado e especificidades, conforme a legislação, representantes das escolas especiais conveniadas à municipalidade – Centro Pedagógico Capelo Gaivota, Fundação Educacional Clarice Albuquerque (Vovó Clarice) e APAE – farão mesa-redonda para explicar como aqueles serviços são executados e esclarecer as dúvidas que porventura surjam.
PROGRAMA
O Educação Inclusiva é um programa do Governo Federal que compreende a educação como um direito humano fundamental, tornando-se, assim, base para uma sociedade mais justa e solidária. Seu público-alvo é composto de crianças, jovens e adultos que apresentam algum tipo de deficiência. Cabe à Secretaria de Educação Especial fomentar políticas para a construção de sistemas educacionais inclusivos. Nessa perspectiva, o Mec escolheu 144 municípios-pólo, entre os quais Montes Claros, para orientar a disseminação das ações do programa no território nacional.
Dos dias 29 de agosto a 2 de setembro de 2005 aconteceu em Montes Claros o II Curso de Formação de Gestores e Educadores para o Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, atraindo cerca de 250 educadores oriundos de sua área de abrangência que, neste ano, foi ampliada de 20 para 38 municípios.