Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
(fotos: Ascom Soebras)
O feriado de 21 de abril, em Montes Claros, foi marcado pela presença da produção do programa de auditório Dedo de Prosa, da TV Horizonte – Rede Vida, de Belo Horizonte.
O Dedo de Prosa, em seu sexto ano de existência, é o único programa da televisão brasileira voltado para a terceira idade, com transmissão para todo Brasil.
Numa parceria da Fiemg, da produção do programa Dedo de Prosa e da Funorte/Soebras, com o objetivo de integrar todos os grupos da terceira idade de Montes Claros, acadêmicos dos cursos de Serviço Social, Medicina, Fisioterapia e Educação Física, com atividades voltadas para essa fase da vida, a gravação do programa em Montes Claros marcou as comemorações dos 15 anos do grupo Feliz Idade, do Sesiminas.
Segundo o apresentador Juarez Elisiário, o Dedo de Prosa, além de alegrar a terceira idade de todo Brasil, é um canal de reivindicação dos direitos das pessoas idosas.
Em Montes Claros, o programa contou com a apresentação do grupo folclórico Zabelê, de Izidinho da sanfona, Beto Rey - que declamou o poema Caboclo Feliz, de Cândido Canela -, do cantor Wanderdaick e do grupo de seresta Namorados da Lua, além da participação de representantes da Pastoral da Criança e do Conselho municipal do Idoso e de diversos grupos da terceira idade. Na oportunidade, acadêmicos da Funorte realizaram atividades preventivas como exames de glicemia e avaliação postural.
COMPROMISSO
A coordenadora do grupo Feliz Idade, Ana Maria Neta Alves diz que a vontade de viver bem, do grupo, é que trouxe o Dedo de Prosa a Montes Claros.
- Nossa primeira preocupação é mostrar aos idosos os deveres e direitos que eles têm como podem viver bem na sociedade e junto à família, despertando a consciência da cidadania. O Estatuto do Idoso diz que os meios de comunicação devem destinar um tempo de programação para informação e entretenimento dos idosos, mas ninguém cumpre. No Brasil, só o Dedo de Prosa tem esse fim. E ele levanta a auto-estima do idoso, que fica ansioso para assistir e participar. Nesse ano, comemorando 15 anos, queríamos mostrar para todos a nossa vontade de viver bem e por isso trouxemos o programa para cá. Então, além de proporcionar aos que não têm a possibilidade de ir a Belo Horizonte, de participar do programa mostrando nossos projetos para todo o Brasil - explica.
RESPONSABILIDADE SOCIAL
A diretora da Funorte e médica geriatra, Tânia Raquel Queiroz Muniz diz que esse tipo de iniciativa é de suma importância na valorização da pessoa de mais idade.
- É importante pensar que cada um de nós vai ser velho um dia. E o melhor jeito de começar a preparar é tratando bem as pessoas que são idosas hoje. O Estatuto da Funorte reza o compromisso social, a inserção da comunidade através de projetos sociais financiados pela instituição. Um evento como esse, é uma oportunidade de resgatar a cidadania dessas pessoas e fazer valer o Estatuto - diz.
MERCADO DE TRABALHO
Raquel Muniz diz, ainda, que na questão pedagógica, a Funorte vem trabalhando com os alunos a Geriatria, pois este será o mercado de trabalho futuro.
- Hoje as famílias são bem menores que antes. O índice de natalidade é menor e as pessoas estão vivendo mais. Em função disso, vão consumir mais os serviços de saúde e lazer. Os profissionais da área da saúde estão trabalhando de maneira interdisciplinar, proporcionando uma melhor qualidade de vida às pessoas e a Funorte já está trabalhando com seus alunos disciplinas voltadas para esse atendimento.
PARCERIAS
O presidente regional da Fiemg, Ariovaldo Melo Filho diz que a entidade participa efetivamente de todas as ações sociais desenvolvidas através do Sesi.
- O Sesi, em todas as suas unidades, tem um programa da terceira idade, que é bastante abrangente, incluindo viagens turísticas, prática de esportes e oficinas de artesanato, dando a oportunidade a essas pessoas de um prolongamento de vida com qualidade - explica.
O gerente do Sesi em Montes Claros, Carlos Alberto de Campos Falcão diz que a realização do evento faz parte do compromisso da instituição com a comunidade.
- O sistema Fiemg, através do Sesi, tem como objetivo desenvolver atividades na área de lazer, esportes, saúde, cultura e cidadania. Nós temos um grupo de terceira idade no Sesi, o Feliz Idade, e percebemos que é um segmento pouco assistido pela sociedade. Para nós, é um privilégio fazer parte dessa parceria nesse momento, trazendo um programa desse nível, que trata basicamente da terceira idade - comemora.
O presidente da Funorte e vereador Ruy Muniz, diz que a Funorte tem a tradição de apoiar e realizar eventos de repercussão nacional.
- Numa parceria com Juarez Elisiário, estamos trazendo o programa mais visto pelos idosos do Brasil, que é o programa Dedo de Prosa. Ficamos satisfeitos com o resultado do projeto e com a possibilidade de proporcionar aos alunos do curso de Jornalismo a oportunidade de verem in loco a produção de um programa de rede nacional, onde puderam adquirir mais experiência nas questões de pré-produção, conhecendo como é feita a gravação de um programa desse nível.
MOTIVAÇÃO
A coordenadora do grupo da terceira idade da Unimontes, Marta Marques, diz que essa é uma oportunidade de as pessoas idosas mostrarem que para elas a vida continua com a mesma intensidade de sempre.
- No ano passado participamos do primeiro encontro da terceira idade na Unimontes e foi muito gratificante. Esses encontros possibilitam às pessoas, que chamamos adultos maiores, mostrar seu potencial, incentivando aquelas que ficam em casa, talvez por falta de oportunidade. Estamos juntos há dez anos e desenvolvemos oficinas de teatro, música, informática, educação física, oficina da memória e língua estrangeira. Estamos em constante atividade - diz.
NOVAS PROPOSTAS
O vereador Ruy Muniz diz que aproveita o evento para lançar alguns programas em benefício das pessoas da terceira idade.
- Vamos abrir um escritório de advocacia em Montes Claros que vai se chamar Central de Aposentadoria, para trabalhar com as pessoas que têm direito à aposentadoria e ainda não conseguiram o benefício. Vamos fazer o encaminhamento do pedido junto ao INSS. Para aqueles que tiveram o pedido recusado por qualquer motivo, se tiverem direito, vamos impetrar ação na justiça para que consigam se aposentar. Um outro projeto que estamos lançando é o Soebras/Funorte para a terceira idade, destinando 30% das vagas de muitos dos nossos cursos, com um desconto de 30% nas mensalidades, para as pessoas da terceira idade - explica Ruy.
RESULTADOS
O programa vai ao ar para todo Brasil dia 21 de maio e 02 de julho, véspera do aniversário de Montes Claros, pela TV Horizonte-Rede Vida. Os alimentos e agasalhos arrecadados durante a gravação serão doados a uma instituição voltada para a terceira idade.