Larissa Teixeira
Ascom/Soebras
Nesta sexta-feira, às 19h, no campus São Norberto, será promovido o I Seminário do movimento Brasil alfabetizado, programa implementado pela CMB - Confederação das mulheres do Brasil e instituído pelo governo federal. A Soebras é a primeira parceira do projeto implantado em Montes Claros, que visa alfabetizar pessoas a partir dos 15 anos e que não tenham mais de 3 anos de estudo.
O evento, realizado em todo o país, será proferido pela diretora do Conselho das mulheres do Brasil/Minas Gerais, a assistente social Marta Maria Lima Alexandre. Amanhã, sábado, acontece a capacitação dos alfabetizadores que vão se somar a essa causa solidária.
Idosos também terão oportunidades de estudar
(foto: divulgação)
- O objetivo é divulgar à comunidade de Montes Claros esse programa de cunho social. Somam 50 turmas, formadas por 20 alfabetizandos que irão participar da educação voltada para jovens e adultos - diz a coordenadora do programa, Cássia Silveira.
A tarefa do movimento é mobilizar a sociedade em prol da educação para todos. Sindicatos, associações, empresas comerciais e industriais, prefeituras, entre outras parcerias, vêm para engrandecer o propósito do programa. Já estão sendo verificadas algumas empresas na cidade que deverão se aliar ao programa.
O público de assistidos envolve jovens e adultos, com destaque para a terceira idade, que pretende se capacitar em tempos difíceis. Maria Izabel da Silva, que estudou somente duas séries do ensino fundamental, pretende voltar à sala de aula.
- Hoje, por mais que tenhamos quem faça por nós, é preciso buscar conhecimento para se interar com o mundo que nos rodeia - diz a dona-de-casa.