Programa BNB de cultura aprova dois projetos em Montes Claros

Jornal O Norte
27/04/2006 às 10:53.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:34

Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net

Em continuidade ao Programa BNB de Cultura, lançado em 2005, tendo como objetivo investir os recursos financeiros da instituição e promover a realização de projetos culturais nos municípios de sua área de atuação menos providos de atividades relacionadas à Cultura, o Banco do Nordeste lançou a segunda edição que contempla projetos a serem executados em 2006. Nesta segunda edição, o programa investe o montante de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais), distribuídos nas áreas de Música, Artes visuais, Artes cênicas, Literatura e Audiovisual. Em Minas Gerais, somente 5 projetos foram selecionados, dois deles em Montes Claros: o projeto Criançamento, da secretaria municipal de Cultura  e Pedro e o Lobo, do  Ditarso grupo de dança.

PEDRO E O LOBO

Único projeto de Artes Cênicas em Minas Gerais a conseguir a aprovação, o espetáculo infantil Pedro e o Lobo, homônimo do clássico infantil russo, adaptado pelo bailarino e coreógrafo Paulo di Tarso, é beneficiado pela terceira vez por lei de incentivo à Cultura.




O espetáculo Pedro e o Lobo: beneficiado pela terceira vez


por lei de incentivo à cultura
(fotos: divulgação)

A primeira foi nos anos de 2001 e 2002, incentivado pela Lei Roanet, quando levou gratuitamente ao Centro cultural Hermes de Paula, mais de 6.000 crianças da rede municipal de ensino de Montes Claros.

O segundo benefício veio em dezembro do ano passado, aprovado pela Lei estadual de incentivo à Cultura, que possibilita a dedução de até 80% do investimento no ICMS. Como resultado da aprovação o espetáculo Pedro e o Lobo fará um circuito pelos municípios de Bocaiúva, Capitão Enéas, Claro dos Poções, Coração de Jesus, Francisco Sá, Juramento, Lontra e Mirabela. As apresentações acontecerão gratuitamente em noites de domingo, nas praças principais das cidades, em estrutura cênica montada especialmente para o evento e tem execução prevista entre maio e setembro próximos. E agora, com o espetáculo aprovado pelo Programa BNB de Cultura, será possível receber aporte financeiro para a consolidação desse projeto.

Segundo Paulo di Tarso, graças a esses recursos foi possível instituir a companhia como empresa, o que viabilizou não só a captação de recursos para a realização do projeto, mas também dar um importante passo para a sedimentação da companhia.

Fundado em Montes Claros no ano de 2001, o grupo Ditarso é formado jovens bailarinos, que vivenciam um processo intensivo de formação e informação.

CRIANÇAMENTO

Numa promoção conjunta da secretaria municipal de Cultura e APAS, o projeto Criançamento, criado durante a primeira Semana do Livro e da Leitura, realizada em outubro do ano passado, foi aprovado pelo programa BNB Cultura 2006, do Banco do Nordeste. Com objetivo de difundir a leitura através de atividades nas áreas de literatura, teatro, dança e música, além de práticas de produção de texto, o projeto atende 40 crianças entre 9 e 12 anos, da escola municipal João Valle Maurício, no bairro Village do Lago e outras 40 do centro de convívio Curumim, da Vila Anália.




Com a aprovação do projeto Criançamento pelo BNB,


será possível oferecer um melhor atendimento aos estudantes


Até então, os encontros das crianças com os professores aconteciam uma vez por mês na biblioteca pública infanto-juvenil Marcolina Athayde Rebello, na avenida deputado Esteves Rodrigues, próxima ao prédio da prefeitura. A partir de agora, as oficinas acontecem a cada quinze dias, pela manhã e a tarde. Segundo o coordenador da biblioteca Guilherme Rodrigues, com a aprovação pelo BNB, o projeto será ampliado, podendo se estender para outros bairros.

- Com essa parceria, vai ser possível melhorar a estrutura e vamos poder atender melhor aos estudantes – avalia.

Segundo Guilherme, o Criançamento nasceu inspirado no programa Biblioteca Viva, promovido pela prefeitura de São Paulo e, a princípio, acontecia nas dependências do Centro Cultural. Com esse novo recurso, o projeto que era mensal passa a ser quinzenal, os professores serão bem mais remunerados e as práticas interdisciplinares ampliadas.

- Nosso desejo era levar o programa para uma biblioteca, onde as crianças pudessem conviver mais de perto com os livros. Desde o final do ano passado conseguimos transferir do Centro Cultural para a biblioteca infanto-juvenil. Agora, vamos melhorar a estrutura, criar novas turmas, desenvolver novas atividades, para que os estudantes possam encontrar na leitura e práticas interdisciplinares a abertura para um novo mundo - comemora.

OFICINAS

Os trabalhos de narração e criação de histórias vão ser coordenados pelo Tio Manoel de Oliveira e Cecília Moura, as oficinas de teatro serão coordenadas pelo grupo Grande Palco e as atividades de Literatura serão ministradas por professores, que vão coordenar a produção de textos. Periodicamente os trabalhos dos alunos serão expostos no salão da biblioteca infanto-juvenil Marcolina Athayde Rebello.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por