Paula Machado
Repórter
Os trabalhadores do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais, com sede em Montes Claros enviaram nota à imprensa anunciando greve por tempo indeterminado a partir do dia 28 de agosto. A decisão foi aprovada em assembléia realizada em julho na capital.
Na última paralisação, os professores interditaram o
anel rodoviário em Montes Claros
(foto: ARQUIVO XU MEDEIROS)
De acordo José Gomes Filho, coordenador do Sind-Ute de Montes Claros, a decisão da greve foi tomada devido ao descaso do governo em não atender as reivindicações pedidas. Segundo ele a pauta é a mesma do ano passado, na qual eles reivindicam reajuste salarial, melhores condição de trabalho, garantia de atendimento à saúde, entre outras.
- O Sind-Ute tenta há muito tempo a negociação com o governo. Desde 2007 nossa pauta de reivindicações está protocolada, mas não obtivemos resposta efetiva. Neste ano em maio, nós fizemos greves de 24 horas, em uma delas foi para reprotocola-la, o que aconteceu em maio – explica José Gomes.
ADVERTÊNCIA
Ele ressalta que as advertências que aconteceram surtiram o efeito desejado de reorganizar a categoria e esclarecer o que esta acontecendo em Minas com relação à educação.
- Dia l7 de junho em todo o Estado, nós protestamos contra as mentiras do governo Aécio o nosso slogan era Sem Educação Minas não tem saída - afirma ele.
NORTE DE MINAS
Na paralisação em Montes Claros, os profissionais da educação bloquearam a Br 25l, no anel rodoviário. Segundo o sindicato, cerca de 400 educadores e entregaram panfletos para os caminhoneiros que passaram pela estrada.
- No Dia 02 de julho fizemos outra paralisação de 24 horas, onde definimos pela greve por tempo indeterminado - conta.
INDECISOS
José Gomes afirma que os educadores indecisos pela greve vão ser contactados, já que a intenção da categoria é atingir 100 %.
- Além do piso, reivindicamos também melhores condições de trabalho, pois há uma carga muito grande de trabalho e exposição à violência, queremos melhor atendimento a saúde, auxílio transporte para todos entre outras coisas já expostas na pauta apresentada ao governo – diz ele.
