Logotipo O Norte
Sexta-Feira,14 de Novembro

Professores brasileiros consideram que educação piorou nos últimos anos

Jornal O Norte
Publicado em 01/11/2007 às 11:35.Atualizado em 15/11/2021 às 08:21.

O Brasil já conhece um pouco melhor o que pensa um de seus mais importantes profissionais – o professor. Durante o Seminário sobre Valores e Educação para Cidadania, realizado neste dia 31, em São Paulo, foi divulgado o estudo As emoções e os valores dos professores brasileiros, realizado sob encomenda da Fundação SM e da Organização dos Estados Iberoamericanos.



O estudo, conduzido pela pesquisadora Tereza Peres, que foi Coordenadora dos Parâmetros Curriculares Nacionais do ministério da Educação, traz dezenas de informações importantes sobre a visão dos professores sobre a escola e a educação, em um momento em que se discute no país a melhoria das escolas públicas.          



A pesquisa mostra, por exemplo, que para a maior parte dos profissionais de ensino a qualidade do ensino piorou nos últimos anos. Menos da metade dos docentes da rede pública (42,4%), está satisfeita com suas condições de trabalho.



Ao mesmo tempo, o estudo revela que os professores estão muito compromissados com seu trabalho (65,9% dos entrevistados não deixaria a profissão, mesmo que pudesse), mas vê na desvalorização pela sociedade e pelos pais o principal problema que enfrentam. Para quase 80%, a sociedade não valoriza os professores. Para 51%, nem os pais demonstram respeito ao professor.



- O estudo mostra que temos de fugir da tendência de culpar ou paternalizar os professores; é preciso lhes dar condições de trabalho e compromissá-los com a eficiência do processo pedagógico. Já está mais do que na hora de saber o que pensa o professor sobre a escola e sobre a educação – diz a pesquisadora Tereza Peres.



Foram ouvidos 3.584 professores, em sua maioria do Ensino Fundamental, de escolas públicas e particulares do Ceará, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.



A OEI é um organismo internacional de caráter governamental para a cooperação entre os países ibero-americanos no campo da educação, ciência e cultura. O Seminário teve a participação de importantes especialistas, entre eles Yves de La Taille (USP), Terezinha Rios (PUC), e do jornalista Gilberto Dimenstein. (com informações da SM)

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por